Leia o texto a seguir e responda à questão. Beijos e abraços O brasileiro é expansivo, mas tem um certo pudor de mostrar seus senfimentos. Somos da terra do "dá cá um abraço", mas também temos nossas hesitações afefivas. O meio-termo encontrado é o insulto carinhoso. [...] – Só me faltava encontrar você. Estragou meu dia. – Este lugar já foi mais bem frequentado... Depois dos insultos, os brasileiros se abraçam com fúria. E os sonoros tapas nas costas – outra insfituição nacional – chegam ao limite entre a cordialidade e a cos- tela parfida. Eles se adoram, mas que ninguém se engane. É amor de homem, estão pensando o quê? [...] VERISSIMO, Luis Fernando. Beijos e abraços. Disponível em: <:// .estadao/noticias/impresso,beijos-e-abracos, 1048595,0.htm>. Acesso em: 2 jul. 2013. Fragmento. Paradoxo é a figura de linguagem em que há a aproxima- ção de duas ideias conflitantes que, ao se fundirem, criam contradição e estr
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O paradoxo presente na linguagem acima está relacionada com o tratamento que os brasileiros têm entre si no território nacional. Isso porque evidentemente, nota-se carinho ainda quando os brasileiros não se sentem felizes, o que garante a esse povo um caráter de povo acolhedor.
Ademais, nota-se o paradoxo de forma mais evidente por intermédio da leitura do seguinte trecho: " O meio-termo encontrado é o insulto carinhoso." e neste: "os brasileiros se abraçam com fúria".
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás