Sociologia, perguntado por nicolaur, 7 meses atrás

Leia o trecho da música abaixo. O calibre [...] Há quanto tempo você sente medo? Quantos amigos você já perdeu? Entrincheirado, vivendo em segredo E ainda diz que não é problema seu [...] VIANNA, Herbert. O calibre. Intérprete: Os Paralamas do Sucesso. In: OS PARALAMAS DO SUCESSO. Longo caminho. Rio de Janeiro: EMI, 2002. De acordo com a letra da música e os conteúdos da unidade sobre violência urbana, assinale a afirmativa verdadeira. A A vulnerabilidade da vida nas grandes cidades causa a incerteza quanto à expectativa de vida da classe média, principal vítima do fogo cruzado entre ricos e pobres. B O entrincheiramento da vida urbana nos remete a práticas de sociedades que alcançaram a paz por meio de estruturas de guerra, apaziguando conflitos e diferenças sociais. C A atitude de alegar que a violência urbana “não é problema seu” é resultado do total desinteresse da população em procurar formas de proteção contra a violência. D A referência ao medo, presente na letra da música, retrata uma cultura urbana de imprevisibilidade das ações violentas, criando uma sensação de que a qualquer momento podemos ser vítimas de uma ação criminosa. E A busca por maior segurança tende a desfazer as trincheiras sociais, superando as barreiras em prol do fim da segregação socioespacial.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
12

D A referência ao medo, presente na letra da música, retrata uma cultura urbana de imprevisibilidade das ações violentas, criando uma sensação de que a qualquer momento podemos ser vítimas de uma ação criminosa.

A letra da música demonstra o medo que pode ser sentido nas áreas urbanas, o medo assola as mais diversas pessoas e faz com tenhamos medo de viver uma vida normal.

Estamos pensando sempre no individual e sempre alegamos que o problema é do governo, e assim continuamos com medo e de braços cruzados, com a certeza de que amanhã pode ser eu, ou você. A violência urbana no Brasil é um problema de todos gerados justamente pela desigualdade social.

Perguntas interessantes