Sociologia, perguntado por paulosantosds, 1 ano atrás

Leia o trecho abaixo do discurso realizado por Martin Luther King Jr em 1963:

Agora é a hora de fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus. Seria fatal para a nação passar por cima da urgência do momento. Este verão sufocante da insatisfação legítima do negro não passará enquanto não chegar um outono revigorante de liberdade e igualdade. Mil novecentos e sessenta e três não é um fim, mas um começo. Os que esperam que o negro precisasse apenas extravasar e agora ficará contente acordarão sobressaltados se a nação voltar à normalidade de sempre.

Não haverá descanso nem tranquilidade nos Estados Unidos até que o negro receba seus direitos de cidadania. Os turbilhões da revolta continuarão a abalar as fundações da nossa nação até raiarem os dias iluminados da Justiça.E isso é algo que preciso dizer a meu povo posicionado no morno liminar que conduz ao palácio da Justiça. No processo de conquistar nosso lugar de direito, não devemos ser culpados de atos errados. Não tentemos saciar nossa sede de liberdade bebendo do cálice da amargura e do ódio.

Temos de conduzir nossa luta para sempre no alto plano da dignidade e da disciplina. Não devemos deixar nosso protesto criativo se degenerar em violência física. Precisamos nos erguer sempre e mais uma vez à altura majestosa de combater a força física com a força da alma. A nova e maravilhosa militância que tomou conta da comunidade negra não deve nos levar a suspeitar de todas as pessoas brancas, pois muitos de nossos irmãos, conforme evidenciado por sua presença aqui hoje, acabaram por entender que seu destino está vinculado ao nosso destino.

Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

É correto afirmar que, nesse discurso:

a) Martin Luther King Jr. nega o princípio da não-violência ao afirmar que “Os turbilhões da revolta continuarão a abalar as fundações da nossa nação”.

b) No trecho apresentado, Martin Luther King Jr. afirma que a “insatisfação legítima do negro” não poderá ser resolvida com o apoio dos cidadãos brancos, mas apenas como obra da comunidade afro-americana empoderada.

c) O trecho reafirma os princípios da não-violência, ao mesmo tempo em que expressa a contínua resistência da comunidade afro-americana para a conquista de seus direitos civis.

d) O trecho demonstra as influências das ideias de Malcolm X nas ideias de Martin Luther King Jr.

e) O trecho mostra a dissociação que Martin Luther King Jr. realizava entre discurso político e religioso, na condição de pastor e militante.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

Alternativa C.

Martin Luther King Jr. foi um reverendo que pregava a não violência como um princípio para chegar em seus objetivos, o que evidencia a busca por melhores condições e conquista dos direitos do negro.

Além disso, Martin Luther King Jr., desenvolve reflexões acerca de um sonho onde todos possam andar em pé de igualdade e para que isso aconteça se faz necessário o desejo político, desejo social e cultural de igualdade, na inclusão da população afro-americana.

Até mais!

Perguntas interessantes