Leia o trecho a seguir:
“Os selvagens, entretanto, o pilam (ao pimentão, mas deve ser pimenta) com sal, que sabem fabricar retendo a água do mar em valos. Essa mistura chama ionquet e a empregam como empregamos o sal; entretanto, não salgam os alimentos, carne, peixe, etc., antes de pô-los na boca. Tomam primeiro o bocado e engolem em seguida uma pitada de ionquet para dar sabor à comida. [...] o único processo para conservar os alimentos era pelo moquém, tostando-se ao calor. [...] como não salgam suas viandas para guardá-las, como nós fazemos, esse é o único processo para conservá-las.”
Fonte: CASCUDO, L. História da alimentação no Brasil. 3. ed., São Paulo: Global, 2004, p. 120. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a alimentação indígena, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os índios tinham o hábito de consumir pimentas e, entre as variedades nativas, pode-se citar cumari, murupi e pimenta-de-bode, entre outras. Cruas ou secas, podiam ser piladas também com farinha de mandioca.
Porque:
II. Os índios e portugueses começaram a consumir pimenta depois da chegada dos africanos, que trouxeram as variedades encontradas atualmente e que fazem parte de pratos típicos baianos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Perguntas interessantes