História, perguntado por danieleduartesantos, 9 meses atrás

Leia o trecho a seguir:

Os jesuítas, com seu projeto educacional, e os portugueses que vieram para a Colônia brasileira em busca de riquezas, tiveram papel fundamental na formação da estrutura social, administrativa e produtiva da sociedade que estava sendo formada. [...] Assim, pode-se supor que o modelo educacional proposto pelos jesuítas, que pretendia formar um modelo de homem, baseado nos princípios escolásticos, era coerente com as necessidades e aspirações de uma sociedade em formação na primeira fase do período colonial brasileiro.

(NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. Editora UFPR. p. 170)

Sobre a Idade da Vocação, na história da educação brasileira, analise as afirmativas a seguir:

I. O trabalho de catequização e conversão ao cristianismo, motivo formal da vinda dos jesuítas para a Colônia brasileira, destinava-se à transformação do indígena em "homem civilizado", segundo os padrões culturais e sociais dos países europeus do século XVI.

II. Nesse contexto religioso, o ensino é considerado como uma vocação. Trata-se de um movimento interior, pelo qual somos chamados a cumprir uma importante missão: ensinar, ou seja, professar sua fé religiosa junto às crianças.

III. Existência de uma base de conhecimentos científicos que sustenta e legitima os julgamentos e os atos profissionais; essa base de conhecimento é adquirida através de uma formação universitária de alto nível intelectual.

Está correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por felipe35649
5

Resposta:

eu acho que só a primeira está correta

Respondido por juliodecezzar
5

Resposta:

Apenas I e II.

Explicação:

A Idade da Vocação, desenvolvida por meio da educação jesuítica, durante o século XVI, se traduzia no descobrimento por parte dos jesuítas em relação ao ensinamento religioso a partir do próprio desenvolvimento pessoal.

Diante disso, reflete o verdadeiro motivo pelo qual os jesuítas vieram ao Brasil, no sentido de catequização dos índios, ao mesmo tempo em que a cultura indígena era fortemente reprimida.

Perguntas interessantes