História, perguntado por gustavohenriquevd, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir:

"Os governos militares que presidem o país entre 1964 e 1971, mantém no essencial a trajetória iniciada com a revolução de 1952. René Barrientos estabelecerá acordos com sindicatos camponeses com o objetivo de consolidar apoios num cenário de conflito com os setores trabalhadores, atingidos por medidas de corte salarial e por políticas repressivas cujos alvos principais são a Central Obrera Boliviana (COB), fundada em 1952, e a militância de esquerda. Como parte dessa estratégia, acorda o Pacto Militar-Camponês, envolvendo a ampliação da distribuição de terras, que atinge 7,6 milhões de hectares até 1967 (Hernandez e Salcito, 2007). A morte inesperada e misteriosa de Barrientos num acidente aéreo em abril 1969 desencadeia uma crise política, com a deposição do seu vice-presidente Siles Salinas pelo general Alfredo Ovando Candia, destituído um ano depois, abrindo espaço para a ascensão do general Juan José Torres, que busca retomar as reformas de 1952, especialmente na distribuição da terra e na nacionalização do setor minerador".

Fonte: AYERB, Luis Fernando. Crise de Hegemonia e Emergência de Novos Atores na Bolívia: o Governo de Evo Morales. Lua Nova, São Paulo, 83: 179-216, 2011. páginas da citação 187-188. Disponível em: .

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o governo General René Barrientos na Bolívia (1964-1965) e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas:

I – Uma das primeiras medidas de Barrientos foi ressuscitar a Constituição de 1945, escrita durante o domínio das oligarquias e em benefício delas.

II – René Barrientos lançou um amplo programa de privatizações, por isso seu governo foi muito influenciado pelo chamado Consenso de Washington (que também foi aplicado nos países do Pacto de Varsóvia).

III – Em 4 de novembro de 1964, Barrientos, então vice-presidente, liderou um golpe de Estado com apoio dos militares e de alguns grupos civis.

IV – No governo de Barrientos, em 1965, o salário dos trabalhadores das minas (mineiros) foi reduzido em 40%, e a Corporación Minera de Bolivia (Comibol) foi reorganizada.
A
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas II e III estão correta
C
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II e IV estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por beaboucas123pek4yn
2

D

II, III E IV estao corretas


rodrigocarlos1978: Esta resposta esta errada
Respondido por rodrigocarlos1978
1

Resposta: A resposta correta é

Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas

Explicação:

Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas: (i) em 4 de novembro de 1964, Barrientos, então vice-presidente, liderou um golpe de Estado com apoio dos militares e de alguns grupos civis; (ii) uma das primeiras medidas de Barrientos foi ressuscitar a Constituição de 1945, escrita durante o domínio das oligarquias e em benefício delas; (iii) No governo de Barrientos, em 1965, o salário dos trabalhadores das minas (mineiros) foi reduzido em 40%, e a Corporación Minera de Bolivia (Comibol) foi reorganizada. Fonte: MERCHER, L.; FERREIRA. A. P. História Política comparada na América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 184, CAPÍTULO 4, item 4.7, adaptado.

Perguntas interessantes