Português, perguntado por marcus10191mv, 6 meses atrás

Leia o texto e responda o que se pede:

INTRODUÇÃO

A arquitetura moderna na Europa, segundo Siegfried Giedion, teve de percorrer três etapas para a sua aceitação: as habitações populares e os prédios de pequeno porte; os projetos urbanísticos, e “a etapa mais difícil e perigosa (...) a reconquista da expressão monumental”.



ARGUMENTO 1

No Brasil, o primeiro grande marco da arquitetura moderna foi uma obra monumental: o Ministério da Educação e Saúde (hoje Palácio Gustavo Capanema), construído entre 1937 e 1943, no Rio de Janeiro, edifício que teria forte impacto internacional. O projeto contou com a consultoria de Le Corbusier (que o inclui em suas obras completas), e teve a participação de Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão e Ernani Vasconcellos, sob a liderança de Lucio Costa e de Oscar Niemeyer.



ARGUMENTO 2

Apresentado pela revista norte-americana Progressive Architecture, em 1943, como “a obra de arquitetura moderna mais importante das Américas”, o Ministério da Educação e Saúde é considerado, até hoje, um dos paradigmas da arquitetura moderna mundial, precursor dos grandes edifícios públicos modernos construídos na Europa e nos EUA após a guerra, (como a sede da ONU, em Nova York, de 1947/1952, primeiro prédio de vidro de grande porte realizado nos EUA).



ARGUMENTO 3

Desde a década de 1920, existiam boas obras de arquitetura moderna no Brasil, como as do arquiteto russo Gregori Warchavchik, formado na Itália, radicado em São Paulo a partir de 1923. A construção do Ministério da Educação e Saúde apenas comprovou que – em um país de mínima influência cultural em termos mundiais – um grupo de jovens arquitetos era capaz de interpretar com talento as teorias e os princípios do mais revolucionário arquiteto daquele momento: Le Corbusier. Como disse André Maurois, “Em nenhuma outra cidade do mundo Le Corbusier encontraria, em 1937, um governo que desejando construir ministérios em sua capital, Rio de Janeiro, o convidaria como consultor para colaborar livremente com arquitetos locais”.



ARGUMENTO 4

Vale citar Lucio Costa: “essas fachadas envidraçadas que marcam o estilo americano para o público em geral, na realidade não foi nada americano, mas uma coisa europeia e aplicada pela primeira vez no Brasil, na América do Sul, em escala monumental “. A sua realização deu o ímpeto que faltava ao movimento em sua luta inicial de se implantar no Brasil.

[...]



Analisando o texto a partir do processo de argumentação em texto dissertativo, é verdadeiro firmar que o:

I. Argumento 1 é de dados concretos, com utilização de fatos históricos;

II. Argumento 2 é feito por consenso, pois é uma verdade universal, aceita por todos;

III. Argumento 3 mescla dados concretos, fatos históricos com argumento de autoridade, feito pela citação de André Maurois;

IV. Argumento 4 é construído por argumento de autoridade, feito pela citação de Lucio Costa;



Marque a alternativa que analisa corretamente o exposto acima:

a. Apenas a I, III, IV estão corretas;
b. Nenhuma das alternativas está correta;
c. Todas as alternativas estão corretas;
d. Apenas a III, IV estão corretas;
e. Apenas a I, II, estão corretas;

Soluções para a tarefa

Respondido por yuri14rodrigues
14

a. Apenas a I, III, IV estão corretas;

Os argumentos são algumas palavras que tem como característica e objetivo negar ou afirmar algum fato ou acontecimento, por meio de declarações que sejam válidas.

Os argumentos são utilizados para persuadir e convencer alguém, de maneira que a dedução faça com que outra pessoa mude de opinião.

Existem alguns tipos de argumentos:

  • Argumentos de autoridade;
  • Argumentos por comprovação;
  • Argumentos por comparação;
  • Argumentos por causa e consequência;
  • Argumentos por exemplificação;
  • Argumentos por enumeração.

Perguntas interessantes