História, perguntado por JulianaBraga8889, 10 meses atrás

Leia o texto e responda às questões a seguir:



"Batista Luzardo tem a inglória vaidade de ter sido o primeiro chefe de polícia a ordenar prisões por questões sociais, mandando os detidos para a Casa de Detenção, sumariamente, sem processo ou inquérito, juntando-os nos mesmos pavilhões com os presos comuns.


A polícia buscava impedir [...] comícios e mandava seus agentes para os portões das grandes fabricas, à hora da saída. [...]


O Governo Provisório principiava a crer na ameaça que significava aquela doutrina que empolgava os homens e os transformava em idealistas sinceros. Era preciso [...] isolar o povo desses propagandistas de um regime estranho, era preciso livrar o povo da demagogia dos revolucionários."



a) Segundo o texto, os presos por motivos sociais eram enviados "para a Casa de Detenção, sumariamente, sem processo ou inquérito". O que essa pratica indicaria sobre o governo de Getúlio Vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por kmp90
270

Interpretando os fragmentos de texto, podemos concluir que as pessoas presas sumariamente e enviadas às “casas de detenção” tratam-se de trabalhadores sindicalistas e militantes políticos.


Durante o Governo Provisório, Vargas ainda não havia assegurado a legitimidade de seu governo, de modo que sofria pressões dos mais diversos setores sociais. As prisões sumárias mencionadas, então, foram um mecanismo de coerção de membros da classe operária que estivessem fazendo de alguma forma oposição a seu governo.


Tal comportamento revela a postura autoritária de Vargas no tocante ao jogo político e sua ideologia administrativa: nenhuma forma de oposição seria tolerada.

Perguntas interessantes