História, perguntado por andressapg4139, 1 ano atrás

Leia o texto e indentifique a alternativa correta


Embora fosse viva na memória popular a inconfidência era tema delicado para a elite culpa do segundo reinado afinal o ploclamador da independência era neto de dona maria 1 contra quem se tinham rebelado os inconfidentes o brasil era um monarquia governada pela casa de Bragança ao passo que os inconfidentes tinham pregado a república americana nao era facil exaltar os inconfidentes e Tiradentes em particular sem de alguna maneira condenar seus algozes eo sistema político vigente

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
57

Os inconfidentes

a) foram considerados visionários pelos emancipacionistas, por sua capacidade de idealizar a independência no século XVIII.

b) tornaram-se heróis no século XIX, quando seus objetivos de um Brasil republicano e não escravista se concretizaram.

c) não foram vistos como heróis enquanto a monarquia dos Bragança vigorou por causa da ligação familiar dos imperadores com Dona Maria I, contra a qual eles haviam se rebelado.

d) após a independência do Brasil, eram figuras malvistas pelos emancipacionistas, já que, em sua época, idealizaram uma emancipação regional, e não nacional.

e) eram admirados pela população brasileira desde o século XVIII, mas o reconhecimento de seus esforços nacionalistas só foram reconhecidos no século XIX, com o advento da república.


Alternativa correta: C) não foram vistos como heróis enquanto a monarquia dos Bragança vigorou por causa da ligação familiar dos imperadores com Dona Maria I, contra a qual eles haviam se rebelado.

Podemos retirar do texto algumas passagens que comprovam a resposa, tais como: "(...) o proclamador da independência era neto de Dona Maria I, contra quem se tinham rebelado os inconfidentes (...)" e "(...) não era facil exaltar os inconfidentes e Tiradentes em particular sem de alguma maneira condenar seus algozes e o sistema político vigente (...)".

Portanto, apesar do teor emancipacionista dos inconfidentes, as duras críticas que o movimento tecia a D. Maria I e seu sistema político se apresentavam como uma entrave para que se fizesse deles a ideia de heróis no governo dos Bragança.


Espero ter ajudado, um abraço! :)


Respondido por danielesilva45190
0

Resposta:

Explicação:

3

Leia o texto e identifique a alternativa correta.

"Embora fosse viva na memória popular, a Inconfi dência era tema delicado para a elite culta do Segundo Reinado. Afinal, o proclamador da independência era neto de Dona Maria I, contra quem se tinham rebelado os inconfidentes. O Brasil era uma monarquia governada pela casa de Bragança, ao passo que os inconfidentes tinham pregado uma república americana. Não era fácil exaltar os inconfidentes, e Tiradentes em particular, sem de alguma maneira condenar seus algozes e o sistema político vigente."

Perguntas interessantes