Leia o texto com muita atenção e responda às questões:
No município de São Paulo, segundo os dados do censo populacional de 1920, as mulheres representavam 29% do total de trabalhadores empregados em todos os ramos da industria, mas no setor têxtil essa participação saltava para 58%. Já no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, a participação das mulheres entre os trabalhadores na industria era ligeiramente inferior à de São Paulo, 27%, mas no setor têxtil era de [...] 39%.
a) Que informações o texto fornece sobre o trabalho feminino na industria na Primeira República?
b) O que levava a mulher a buscar a trabalho nas fabricas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
99
a) 29% dos trabalhadores industriais de SP eram mulheres; No setor têxtil de SP 58% eram mulheres; O RJ era a capital o Brasil; No RJ a taxa de mulheres que trabalhavam na industria era de 27% e no setor têxtil de SP eram 39%.
adrianecavalheiro:
b) Pelas condições precárias na quais viviam com seus familiares. O dinheiro era escasso por isso se submetiam a trabalham por horas para conseguir ter uma condição ''melhor'' de vida.
Respondido por
113
a) O texto nos fornece a informação de que as mulheres estavam mais presentes no setor têxtil do que em outros ramos da indústria.
> A porcentagem de mulheres trabalhando em todos os ramos da indústria era de 29% do total dos trabalhadores em São Paulo e 27% no Rio de Janeiro. Já no setor têxtil, essa porcentagem era de 58% em São Paulo e 39% no Rio de Janeiro.
b) Provavelmente, o que levava a mulher a buscar trabalho nas fábricas era a falta de oportunidades de trabalho no campo ou em outras áreas.
Perguntas interessantes