Leia o texto abaixo.
Stalinismo
[...] A coletivização da terra foi imposta junto do primeiro Plano Quinquenal, em 1929, e pode ser definida, basicamente, como processo de expropriação de terra, abolindo a propriedade privada no campo e transformando tudo em propriedade do Estado. A função dos camponeses era a de aderir às terras tomadas pelo Estado e alcançar as metas de produção estabelecida.
As terras tomadas eram transformadas em fazendas coletivas e tudo que existia nelas, como as ferramentas, as sementes e o gado, pertenciam ao Estado. A tomada de terras gerou resistência, sobretudo dos camponeses ricos, conhecidos como kulaks. Essa oposição ao processo de coletivização foi tão grande que só na Ucrânia foram registrados quase 1 milhão de atos contrários, só no ano de 1930 [...].
Com base nesse texto, as fazendas coletivas soviéticas foram criadas a partir de
A) um conflito territorial com países vizinhos.
B) um incentivo para a adoção de práticas liberais.
C) uma forma de fortalecer a economia de mercado.
D) uma necessidade crescente de alimentar o exército.
E) uma política econômica de planejamento estatal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) uma política econômica de planejamento estatal.
Explicação:
A União Soviética introduziu a agricultura coletiva entre os anos de 1927 e 1933, sob o governo de Stalin. Foi lançado junto ao Plano Quinquenal. Era a expropriação de propriedades privadas na zona rural para transformá-las nas fazendas coletivas, a partir do planejamento estatal. Letra E.
Fazendas Coletivas Soviéticas:
- transformação operada a partir de cima (Estado);
- transformou fazendas individuais em coletivas;
- afastava a possibilidade de restauração do capitalismo;
- o regime se apropriou das terras e as distribuiu entre fazendas do Estado e fazendas coletivas;
- a URSS se tornou, assim, uma das maiores potências agrícolas do mundo. A seu favor tinham uma grande extensão territorial, solos férteis, mão-de-obra numerosa e mecanização moderna.
- porém essa política para a agricultura foi problemática devido a outros fatores: burocratização, centralização administrativa, sistema ineficiente de escoamento, secas, invernos rigorosos e maior prioridade à produção industrial e bélica;
- com o colapso da URSS muitas fazendas faliram ou foram abandonadas;
Kolkhozes- fazendas cooperativas. A produção era dividida entre o Estado e os camponeses. Os salários variavam de acordo com a quantidade da produção e de horas trabalhadas;
Sovkhozes: fazendas estatais mecanizadas. A produção era apropriada pelo Estado que comercializava e pagava os salários dos camponeses. Esse salário era fixo.
Leia mais sobre os Planos Quinquenais: https://brainly.com.br/tarefa/389009
#SPJ2