Leia o texto abaixo: "Por fim, as potências vitoriosas buscaram desesperadamente o tipo de acordo de paz que tornasse impossível outra guerra como a que acabara de devastar o mundo e cujos efeitos retardados estavam em toda parte. Fracassaram da forma mais espetacular. Vinte anos depois, o mundo estava de novo em guerra." HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 383. 1. Dentre as resoluções do Tratado de Versalhes (1919), após o fim da 1ª Guerra Mundial, podemos citar: * 1 ponto a) A França foi considerada culpada pela guerra. Foi fortemente punida, militar e economicamente. Perdeu colônias, cedeu territórios, entregou minas de carvão e teve restrição a equipamentos militares. A Alemanha comandou as decisões, pois foi o país vitorioso na guerra. b) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra. Porém, após um apelo do presidente Woodrow Wilson, dos Estados Unidos, o país não foi punido. Apenas perdeu colônias e teve de sair de territórios invadidos. c) O Brasil defendeu a Alemanha nas reuniões do Tratado de Versalhes. O governo brasileiro defendeu que nenhum país fosse punido, que houvesse uma "paz sem vencedores". Porém, a Alemanha foi considerada culpada pela guerra, mas os países vitoriosos concordaram em não punir a Alemanha. d) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra. Foi fortemente punida, militar e economicamente. Perdeu colônias, cedeu territórios, entregou minas de carvão e teve restrições a equipamentos militares. O exército alemão só poderia ter no máximo 100 mil homens.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1) d) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra. Foi fortemente punida, militar e economicamente. Perdeu colônias, cedeu territórios, entregou minas de carvão e teve restrições a equipamentos militares. O exército alemão só poderia ter no máximo 100 mil homens.
2) d) Para resolver problemas de ocupação da Palestina entre judeus e árabes, em 1947, a Organização das Nações Unidas, aprovou um plano de partilha da Palestina em dois Estados: Israel e Palestina. Em 14/05/1948, os judeus fundaram o Estado de Israel. O Estado Palestino não foi criado
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás