Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02. Religião e política Na história do Ocidente, a hegemonia do cristianismo, na Europa, incluída a sua implantação ou tentativa dela em outras regiões do planeta esteve associada a essa mistura entre política e religião. A própria Reforma Protestante se deu e tentou estabelecer uma fronteira divisória entre religião e governo. Mas é tão forte essa associação, que as igrejas nacionais resultantes como, por exemplo, a anglicana, na Inglaterra, e a luterana, na Alemanha, se tornaram estatais. E hoje no Brasil, atualmente, deve-se discutir a influência evangélica no governo, porém sem esquecer que a influência católica sempre foi notável. Portanto, compreender como, ao longo da história das religiões, o poder político e o religioso se associaram, é relevante para o estudo atual dessa questão, sejam influências positivas ou negativas. Há reconhecimento de muitas boas influências das grandes religiões. Mas também aspectos negativos, principalmente quando quiseram dominar e impor seu modelo como exclusivo. Questão 01 A história do Ocidente está, definitivamente, associada ao desenvolvimento do Cristianismo e sua influência na formação histórica de muitas nações, inclusive no Brasil. Mas devem ser verificados os aspectos negativos e os positivos, sem que se supervalorize nenhum dos dois lados. No Brasil, por exemplo, é correto afirmar que a imposição do Cristianismo * (A) foi traumática, tanto para indígenas quanto para negros, ambos escravizados. (B) foi suave, em concordância com a cultura indígena, mas combateu a cultura negra. (C) foi suave, em concordância com a cultura negra, mas combateu a cultura indígena. (D) não foi traumática nem em relação à cultura negra nem quanto à cultura indígena. Questão 02 As religiões estão muito agregadas à cultura dos povos. É necessário compreender essa associação, ainda que se reconheça que há pessoas religiosas. Daí a necessidade de se operar uma separação entre política e religião, também muitas vezes muito problemática de se verificar, por causa dos interesses político-religiosos em jogo. A Reforma Protestante proclamou essa separação e, na verdade, ocorreu que * (A)a igreja católica se separou, mas a protestante se uniu ao Estado Nacional. (B)as igrejas que se formaram totalmente se separaram dos Estados nacionais. (C)as igrejas católicas e protestantes se uniram entre si e aos Estados nacionais. (D)formaram-se igrejas nacionais e estatais, como a anglicana e a luterana
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Questão (1) letra (a)
Questão (2) letra (b)
hensou494:
tem certeza ? e prova vale 2 pontos alguém pode confirma esse resposta???
Respondido por
0
Sobre a relação entre religião e política, temos:
- 01) Letra A. A imposição do Cristianismo no Brasil foi traumática para a população indígena e a população negra;
- 02) Letra B. Com a Reforma Protestante, as igrejas recém-formadas se separaram totalmente dos Estados.
Relação entre religião e política:
A religião e a política sempre estiveram intimamente ligadas, principalmente a Igreja Católica. Por muito tempo, essa instituição era a mais poderosa do planeta, com imensa influência política.
Com o passar do tempo, o poder da Igreja Católica foi diminuindo, mas ainda é uma instituição de enorme influência. O Brasil, por exemplo, é um Estado considerado laico, mas muitas das leis presentes na Constituição são baseadas as fatores culturais e religiosos.
Para aprender mais sobre religião e política, acesse aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49786086
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes