Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:
A era de ouro da TV acabou
A atmosfera de inovação está dando lugar a um período de aversão a riscos
Lançada em janeiro de 1999, a série "Família Soprano" se tornou o marco inicial de um período que ficou conhecido como a era de ouro da TV americana. Seguiram-se "The Wire" (2002-2008), "Mad Men" (2007-2014) e "Breaking Bad" (2008-2013), entre outros títulos que fazem parte desta época brilhante. [...] Vinte anos depois da primeira aparição de Tony Soprano, o jornalista Sam Adams considera que a era de ouro chegou ao fim. "À medida em que os serviços de streaming apresentam seus planos para a terceira década do século 21, fica cada vez mais claro que tudo realmente acabou", escreveu em um recente artigo publicado na revista eletrônica Slate. O diagnóstico é duro, mas faz bastante sentido para mim. Na sua visão, a era de ouro nasceu de um misto de incerteza com prosperidade. Havia recursos para produzir, mas dúvidas sobre como fisgar o público, cujo interesse parecia se dirigir a outras formas de entretenimento. Como ninguém sabia ao certo o que iria funcionar, acredita ele, houve um impulso a tentar de tudo. As produções inovadoras e surpreendentes contaram com o suporte, em sua maioria, de empresas que atuavam em franjas do mercado, como os canais "premium" HBO e AMC. Dando os seus primeiros passos, Netflix e Amazon tiveram papel importante, igualmente, no impulso à ousadia e ao inesperado. [...] Os novos donos da HBO querem o próximo "Game of Thrones". A Netflix busca sucessos globais. A aversão ao risco parece dominar a indústria como um todo, que prefere apostar no certo — os super-heróis, as franquias bem-sucedidas, os remakes e reboots de sucessos do passado. Sempre haverá boas séries, "mas a atmosfera de 'pode tudo', que permitiu muitos dos destaques da era de ouro da TV, está se dissipando à medida em que o ar se enche com o som do dinheiro sendo contado", escreve Adams.
STYCER, MAURICIO.
Em “Havia recursos para produzir...”, substituindo o verbo “haver” por existir, mantendo o mesmo tempo verbal e obedecendo à norma-padrão, tem-se como correto:
A) “Existirão recursos para produzir...”
B) "Haviam existido recursos para produzir...”
C) “Existiam recursos para produzir...”
D) “Existiram recursos para produzir...”
Soluções para a tarefa
Olá!
Este exercício gramatical basicamente nos pede para alterar um termo na frase sem mudar seu sentido e seguir a norma-padrão no mesmo tempo verbal.
“Havia recursos para produzir...”
Havia é um verbo impessoal, e neste caso está conjugado na 3ª Pessoa do Singular ({Naquela época} havia...), no tempo verbal do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Devemos conjugar então o verbo "Existir" no lugar do haver mantendo o mesmo tempo verbal (Preste atenção neste detalhe), seguindo a norma padrão.
Analisando as Alternativas:
a) “Existirão recursos para produzir...”; Incorreta, existir neste caso está conjugado na 3ª Pessoa do Plural do Futuro do Presente do Indicativo.
b) "Haviam existido recursos para produzir...”; Incorreta, o verbo existir neste caso, não exige dependência do verbo Haver o acompanhando, além de o exercício nos pedir para Substituir o verbo haver por existir, e não apenas adicionar o verbo existir à frente do verbo haver.
c) “Existiam recursos para produzir...”; Correta, apesar de a pessoa nesta frase ser a 3ª Pessoa do Plural, o tempo verbal é o único condizente ao Pretérito Imperfeito do Indicativo nas alternativas e que segue a norma padrão que se encaixa no contexto desta frase.
d) “Existiram recursos para produzir...”; Incorreta, neste caso, o verbo existir está conjugado no Pretérito Perfeito do Indicativo e não no Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Resposta: Alternativa C
Espero ter ajudado, aprenda mais aqui:
- Explicação sobre os Pretéritos da Língua Portuguesa: https://brainly.com.br/tarefa/19099252