Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte: “[...] Aquilo que se tornou conhecido por Império Bizantino era na origem o Império Romano do Oriente (Grécia, Egito, Siria-Palestina, Mesopotâmia, Ásia Menor). E realmente, como Roma, Bizâncio uniu, através de uma língua e uma determinada maneira de sentir e de pensar, povos que nada tinham em comum entre si. Como os antigos gregos e romanos, os bizantinos consideravam-se os únicos habitantes do mundo civilizado, rotulando de bárbaros todos os que não partilhavam de sua cultura. […] Por isso mesmo suas relações com o Ocidente medieval sempre foram difíceis [...]”. Essa diferença com o Ocidente manifestou-se também no plano religioso e político, tendo como um de seus resultados: *
3 pontos
a) o fechamento do mar Mediterrâneo aos europeus por parte dos Bizantinos.
b) o início das Cruzadas pelos cristãos ocidentais, que pretendiam retomar partes do Império Bizantino localizadas na Terra Santa.
c) as divergências papais que levaram ao Cisma do Ocidente.
d) o Grande Cisma do Oriente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) o grande Cisma do Oriente.
É correta a alternativa D, tendo sido o Grande Cisma do Oriente a primeira grande divisão do Cristianismo, que passou a ser marcado pela Igreja Católica Apostólica Romana, influente na Europa Ocidental, e o Cristianismo Ortodoxo, influente na Europa Oriental.
A razão do Cisma foi uma disputa pelo poder central no Cristianismo. Antes do Cisma o Bispo de Roma (hoje o Papa dos Católicos) era considerado um sacerdote equivalente ao Bispo de Constantinopla (hoje Istambul) e alguns outros Bispos cristãos. Quando o Bispo de Roma outorgou para si mesmo a supremacia sobre os demais, cristãos da Europa Oriental viraram as costas para a Igreja Católica (que consideraram herética) e mantiveram as suas práticas antigas.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/11716555