Leia o texto abaixo.
Noite na Taverna
V
Claudius Hermann
[...] No dia seguinte eu a vi: era no teatro. Não sei o que representaram, não sei o que ouvi, nem o que vi; sei só que lá estava uma mulher, bela como tudo quanto passa mais puro à concepção do estatuário. Essa mulher era a duquesa Eleonora... No outro dia vi-a num baile... Depois... Fora longo dizer-vos: seis meses! concebes? seis meses de agonia [...], seis meses de amor com a sede da fera! seis meses! como foram longos!
Um dia achei que era demais. Todo esse tempo havia passado em contemplação, em vê-la, amá-la e sonhá-la: apertei minhas mãos jurando que isso não iria além, que era muito esperar em vão e que se ela viria, como Gulnare aos pés do Corsário, a ele cabia ir ter com ela. [...]
Uma característica do Romantismo presente nesse texto é
A.a caracterização de um herói.
B.a idealização da mulher amada.
C.a valorização da natureza.
D.o saudosismo da infância.
E.o tom pessimista do narrador.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Resposta:
B. a idealização da mulher amada.
Explicação:
A característica do Romantismo presente acentuadamente no texto "Noite na Taverna" é a idealização da mulher amada, a duquesa Eleonora. Portanto, a resposta correta é a letra b.
Quanto às demais alternativas:
A. Não há caracterização de um herói, nem mesmo há um herói.
B. RESPOSTA CORRETA
C. Não há valorização da natureza - essa não é uma característica da segunda geração romântica (na qual se categoriza o texto).
D. Embora seja uma das características da segunda geração romântica ou mal do século ou ainda ultrarromântica, não se apresenta no texto em destaque.
Bons estudos!
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás