História, perguntado por JJPereira7, 6 meses atrás

Leia o texto abaixo:

"Chegando o príncipe regente D. João ao Brasil, em 1808, acompanhado de grande comitiva, começou-se a confiscar, sem cerimônia, propriedades particulares para a coroa, a fim de abrigar todos os transmigrados, episódio já bastante conhecido da crônica carioca como o episódio do "Ponha-se na Rua".

A casa de Elias Antônio Lopes era considerada grande para os padrões da época, e talvez temendo que sua propriedade fosse confiscada sem qualquer ressarcimento, aquele resolveu colocar sua "Quinta" à disposição de D. João como presente de Ano Novo, em 1° de janeiro de 1809. D. João encomendou a Elias que fossem feitas algumas reformas na casa antes da mudança definitiva da família real para a Quinta da Boa Vista.

Dessa forma, D. João fez crescer o seu patrimônio pessoal e o do país, trocando bens e imóveis por títulos de nobreza, comendas e até pequenos favores, somando-a assim â Quinta as outras propriedades que D. João possuía em Santa Cruz e na Ilha do Governador.


Entretanto, o prédio da Quinta da Boa Vista era pequeno para abrigar a grande quantidade de pessoas que acompanhavam D. João; além disso, não havia instalações próprias para seu funcionamento como Paço Real. Seu aspecto externo e interno não possuía uma aparência condizente com a importância de seus novos e ilustres moradores. Assim, foram planejadas reformas no prédio e em sua área circundante, procurando dotá-lo de atributos que lhe conferissem um aspecto mais favorável às suas novas funções; ao mesmo tempo, procurava-se obter mais espaço físico por meio de ampliações e reformas nos blocos existentes, além da construção de novos blocos."

MARTINS; Angela Maria Moreira. FERREIRA, João Carlos. Quinta da Boa Vista: de Espaço de Elite a Espaço Público. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/134116/129927. Acesso em 23/08/2021

Qual a nova função que D. João atribuiu ao prédio da Quinta da Boa Vista?

Soluções para a tarefa

Respondido por mg906067
1

Resposta:

O casarão, que hoje é o Museu da Quinta da Boa Vista, serviu como residência para Dom João VI, Dom Pedro I, Dom Pedro II e vários outros integrantes da coroa brasileira. Trata-se de uma área histórica que ajuda a contar a história do nosso país por meio da arquitetura e de peças que estão ali desde o século XVII.


JJPereira7: Muito obrigado!
Perguntas interessantes