Leia o texto a seguir:
Tenho, em meu escritório, vários catálogos de literatura infantil e juvenil de diversas editoras. Em todos eles, geralmente na última página, encontro um índice, em cores, com duas entradas. O eixo vertical contém a lista do acervo bibliográfico da editora; o eixo horizontal enumera o que, segundo indica o título (“Índice Educação em Valores”, “Classificação por valores”, “Eixos Transversais”, “Educação para…”), são valores.
Aos índices que classificam o acervo bibliográfico, às coleções especificamente criadas com a finalidade de educar com valores, devemos acrescentar guias para os professores, com “Projetos de leitura e educação com valores”. Os projetos incluem a seleção do material, os objetivos, as atividades, e as avaliações baseadas nos valores em questão.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. Historicamente, a literatura infantojuvenil é utilizada para ensinar os valores sociais definidos por uma elite dominante.
II. As editoras produzem obras literárias classificando-as por preços, uma vez que são demandas pedagógicas das escolas trabalhar apenas com a literatura de baixo custo.
III. A utilização da literatura infantojuvenil para trabalhar com os valores é uma prática pedagógica enraizada no contexto brasileiro.
É correto o que se afirma em:
Grupo de respostas da pergunta
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
I e III, apenas.
Historicamente, as práticas pedagógicas envolvendo obras de literatura infanto-juvenil apresentam o objetivo de trabalhar com valores de interesse das classes dominantes, de uma forma geral.
Todavia, no panorama atual, busca-se quebrar esta lógica, a fim de que haja uma maior horizontalização e exposição da realidade brasileira, através de obras que evidenciem as mazelas sociais.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás