ENEM, perguntado por linsmartins4868, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir. Funcionário da soberania ou louvador da nobreza guerreira, o poeta é sempre um "Mestre da Verdade". Sua "Verdade" é uma "Verdade" assertórica (afirmativa): ninguém a contesta, ninguém a contradiz. "Verdade" fundamental, diferente de nossa concepção tradicional, Alétheia (Verdade) não é a concordância da proposição e de seu objeto, nem a concordância de um juízo com outros juízos; ela não se opõe à "mentira"; não há o "verdadeiro" frente ao "falso". A única oposição significativa é a de Alétheia (Verdade) e de Léthe (Esquecimento). Nesse nível de pensamento, se o poeta está verdadeiramente inspirado, se seu verbo se funda sobre um dom de vidência, sua palavra tende a se identificar com a "Verdade". Marcel Detienne. Os mestres da verdade na Grécia arcaica. Andrea Daher (Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
13

Diante do apresentado no texto, pode-se compreender que a verdade para a concepção mítica está relacionada com o processo de apresentar a realidade de cada um dos deuses. Logo, o mito e a verdade estão intimamente relacionados, não devendo portanto, ser abalado.

Acerca da verdade filosófica, pode-se afirmar que está relacionada com a ciência, com a construção formal de ideias e de pontos de vista acerca de variados assuntos.

Perguntas interessantes