Leia o texto a seguir:
“As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as europeias.” (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).
1. De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA: *
1 ponto
a) era marcado pela submissão e falta de liberdade. O ideal de educação feminina estava vinculado à ideia da falta de liberdade das mulheres. Elas só poderiam, por exemplo, sair de suas casas com a permissão do seu esposo
b) era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma. A mulher cabia, com exclusividade, os afazeres domésticos e a educação dos filhos. Qualquer atividade que pudesse envolver remuneração era proibida às mulheres.
c) não tinham nenhuma expressividade. As mulheres tinham uma única função na sociedade colonial dos Estados Unidos, a de gerar filhos saudáveis. Esse ideal encontrava heranças no Império Romano, de onde vieram a maioria dos colonos.
d) era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos. As mulheres eram responsáveis pela fabricação, por exemplo, a fabricação de velas e roupas. Embora ainda não ocupassem espaço nos trabalhos fora de casa, as mulheres eram importantes na manutenção da economia colonial.
2. 2. Em 1620 chegaram aos Estados Unidos, a bordo do navio Mayflower, um grupo de colonos puritanos (calvinistas) e fundaram a colônia de Massachusetts. Ficaram conhecidos como “Pais Peregrinos”. Sobre a religiosidade desses colonos e sua atuação nos Estados Unidos, a partir da fundação de colônias mais ao norte dos Estados Unidos, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Esses colonos eram, em sua maioria, perseguidos religiosos na Inglaterra, por serem adeptos do calvinismo puritano. A ética religiosa desses colonos favoreceu o desenvolvimento econômico das colônias, uma vez que para eles o trabalho e o enriquecimento na terra garantia o reino dos céus.
b) Esses colonos eram, em sua maioria, perseguidos religiosos na Inglaterra. Eram quase todos católicos e desde a criação da igreja anglicana, igreja oficial da Inglaterra, passaram a ser perseguidos e expulsos de suas terras. Acabaram, portanto, mudando-se para a América.
c) Esses colonos permaneceram pouco tempo na colônia. A não adaptação dos colonos às novas terras, as condições climáticas e a religiosidade indígena levou grande parte desses colonos a desistirem das terras e migraram para o Brasil, por exemplo
d) De origem judaica, estes colonos vieram para a América fugindo da perseguição religiosa que sofriam na Europa. Na América também foram perseguidos. Muitos deles converteram-se ao cristianismo para não serem perseguidos pela inquisição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta: 1) D / 2) A
CLASS- Aula 20 | 11/05/2021
Respondido por
7
Resposta:
1) D 2) A
Explicação:
1) d) era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos. As mulheres eram responsáveis pela fabricação, por exemplo, a fabricação de velas e roupas. Embora ainda não ocupassem espaço nos trabalhos fora de casa, as mulheres eram importantes na manutenção da economia colonial.
2) a) Esses colonos eram, em sua maioria, perseguidos religiosos na Inglaterra, por serem adeptos do calvinismo puritano. A ética religiosa desses colonos favoreceu o desenvolvimento econômico das colônias, uma vez que para eles o trabalho e o enriquecimento na terra garantia o reino dos céus.
Anexos:
Perguntas interessantes