Leia o texto: “A imaginação sociológica permite-nos compreender a história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade. Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a outra — da política para a psicológica; do exame de uma única família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia contemporânea”. Charles Wright Mills A promessa. In: Charles Wright Mills. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações) UnB 2018 (adaptada) Com base no texto, assinale a alternativa incorreta: *
5 pontos
a) No fragmento, o autor elenca diferentes formas de manifestação da “imaginação sociológica”.
b) A compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão da relação entre indivíduo e sociedade.
c) No texto, o autor cita temas de estudos sociológicos que estavam descolados da reflexão sobre a relação entre a história e a biografia.
d) De acordo com o autor do texto, o estudo social é interdisciplinar, uma vez em que a imaginação sociológica dialoga com diferentes perspectivas.
2) (Unicentro 2011- adaptada) Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande defensor da moderna sociedade capitalista. Essa descrição está relacionada com o perfil de * *
5 pontos
a) Karl Marx.
b) Max Weber.
c) Auguste Comte.
d) Émile Durkheim.
Leia a seguinte frase de Émile Durkheim: “Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 17. ed. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002. p. 11. A partir da teoria de Émile Durkheim, marque a alternativa correta:
10 pontos
a) Para Durkheim, as instituições sociais não são importantes para a harmonia da sociedade.
b) As instituições sociais não instituem maneiras de agir.
c) Na concepção de Durkheim, as instituições fazem parte do processo de socialização. Elas possuem a função de manter o bom funcionamento da sociedade e atender as necessidades dos indivíduos.
d) Família, Escola e Religião não são exemplos de instituições sociais.
Sobre as características dos Fatos Sociais desenvolvidos por Émile Durkheim, marque a alternativa correta: * *
10 pontos
A moda, o casamento e o idioma não são exemplos de fatos sociais.
Os Fatos Sociais são individuais e não gerais.
São características dos Fatos Sociais: coercitivo (obrigatório), geral/coletivo (todos devem seguir) e exterior (sua existência não depende da vontade individual).
A coerção não se manifesta nas leis, ou fatores subjetivos como os olhares, comentários e outros comportamentos.
Segundo as teorias de Émile Durkheim, marque a alternativa incorreta: * *
10 pontos
a) Durkheim classificou as sociedades em dois tipos: sociedades simples (originárias/pré-industriais) ou sociedades complexas (resultado da união de povos/industriais).
b) Todas as sociedades possuem coesão social.
c) Para Durkheim, ao longo do desenvolvimento das sociedades, o trabalho se modifica e os indivíduos tendem a se tornar cada vez mais diferentes uns dos outros.
d) Todas as sociedades são iguais, não apresentando diferenciações.
Sobre o conceito de solidariedade mecânica desenvolvido por Émile Durkheim, marque a alternativa correta: *
10 pontos
a) Na solidariedade mecânica, as pessoas não compartilham da mesma tradição e religião, portanto não há um sentimento comum entre as pessoas.
b) Na solidariedade mecânica, a sociedade é vista como um conjunto organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo.
c) Na solidariedade mecânica, a consciência coletiva é inexistente.
d) Nas sociedades onde há a solidariedade mecânica as pessoas não se entendem como semelhantes entre si.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: acho que no numero 1 é c
e no 2 é b
Explicação:
duiretama2005:
e o resto
Respondido por
0
Resposta:
chama no inst
gesiel.xavier
Perguntas interessantes