Leia o seguinte fragmento de texto:
“Considera-se trabalho como uma relação social e que esta relação, na sociedade capitalista, é uma relação de força, de poder, de violências; [...] trabalho é a relação social fundamental que define o modo humano de existência, e que, enquanto real, não se reduz à atividade de produção material para responder à reprodução físico-biológica (mundo da necessidade), mas envolve as dimensões sociais, estéticas, culturais, artísticas, de lazer etc. (mundo da liberdade)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fatima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 43.
Com base na citação dada e conforme os conteúdos abordados no texto-base Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico sobre a espécie humana e sua relação com a sociedade, ou seja, a trama de relações sociais que tece a existência real dos homens, analise as afirmativas a seguir:
I. A espécie humana só é humana à medida que se efetiva em sociedade. Porém, não é o único elemento que efetiva/tece a trama de relações sociais, entrando em cena o coeficiente de poder existente entre os indivíduos e sua respectiva hierarquização.
II. Dois elementos fundamentais à trama das relações sociais que tece a existência real dos homens são: a coletividade e o coeficiente de poder.
III. A coletividade, o coeficiente de poder, a singularidade e a igualdade são alguns dos elementos fundamentais à trama das relações sociais que tece a existência real dos homens.
IV. Os sujeitos individuais se colocam hierarquicamente, uns sobre os outros, na trama de relações sociais, por consequência, tornam uma sociedade política, uma cidade, em que as relações são atravessadas por um coeficiente de poder.
São corretas apenas as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Todas as alternativas estão corretas.
A função do indivíduo em sociedade, é atuar através de seus direitos e deveres, exercendo assim sua cidadania. Sua relação com a sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.
Uma sociedade bem organizada, corresponde aos benefícios do cidadão, bem como suas obrigações, desde o voto, até as críticas do governo, respeitando o espaço comum entre os quais ele habita, e, respeitando os valores éticos e morais, durante e após sua fase de formação educacional.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás