Português, perguntado por naradeak22, 7 meses atrás

Leia o fragmento do artigo “Regionalismo que aprendi aqui” apresentado a seguir para responder à questão.
Tendo por base o texto lido e as características da oralidade e da escrita em língua portuguesa, analise as seguintes afirmativas.
I - A inclusão da preposição “de” nas expressões “tomar de conta” e “tomar de assalto” é uma forma que os brasileiros encontram de empregar na oralidade expressões que usa normalmente na escrita.
II - A inclusão da preposição “de” na expressão “tomar conta” transforma uma expressão oral usada por todo falante do português em uma expressão regional usada especialmente pelos habitantes de Brasília e Goiás.
III – A expressão “tomar de assalto” já é comum na oralidade para os falantes de português no Brasil, mas, ao ser empregada em Brasília e Goiás com um sentido diferente no inicial, ela se transforma em uma expressão regional.
Considerando o contexto apresentado, é correto apenas o que se afirma em:
a) II, III, IV e V
b) III, IV e V
c) I, II e III
d) I, II, III e IV
e) II, III e IV

Anexos:

naradeak22: Correção pelo AVA - e) II, III e IV
anacarvalho9822: obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por anafonseca94
121

Resposta:

II, III, IV

Explicação:

CORRIGIDA PELO AVA

Respondido por yuri14rodrigues
20

Considerando as informações do texto, estão corretos apenas os itens ll, lll e lV. Portanto, a alternativa assertiva está na letra E.

l - Falso. Nas expressões "tomar de conta" e em "tomar e assalto" as preposições "de" e a conjunção "e" não foram utilizadas apenas para o uso normal da escrita, mas também para interligar dois termos na oração e dar sentido na frase.

ll - Verdadeiro. A preposição "de" dentro deste termo é algo que é comumente usado nas expressões regionais para transformar a escrita em uma expressão oral.

lll - Verdadeiro. A expressão "tomar de assalto" é algo comum entre os falantes do Brasil, se tornando uma expressão regional em Brasília e no estado de Goiás.

mais em https://brainly.com.br/tarefa/25380763

Anexos:
Perguntas interessantes