Leia o fragmento abaixo transcrito da obra “Vidas Secas” e responda à questão a seguir:Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos)No texto, a referência aos pés: *
4 pontos
a) Constitui um jogo de contrastes entre o mundo cultural e o mundo físico do personagem.
b) Acentua a rudeza do personagem, em nível físico.
c) Justifica-se como preparação para o fato de que o personagem não estava preparado para caminhada
d) Serve para demonstrar a capacidade de pensar do personagem.
e) Nda.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa b- acentua a rudeza do personagem, em nível físico.
Explicação:
Os pés, em "Vidas Secas", são retratados e descritos como aspectos físicos da personagem de Fabiano (B).
Fabiano, personagem de "Vidas Secas", era visto como animal, pois não sabia falar bem nem a se portar como gente. Ele ressalta a sua ignorância, pois não sabe contar, ler ou se expressar.
Nessa passagem da obra, percebe-se que Fabiano está descalço, tentava ficar ereto, mas não sabia. Andava como um animal, pois não se via como ser humano.
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil e ressaltando as manifestações típicas brasileiras.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653