Leia:
"Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A dissertação argumentativa, principal modalidade textual solicitada nas provas de redação de concursos e vestibulares, tem, na boa conclusão, grande parte da sua eficiência”.
1. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto e o parágrafo acima, a função da conclusão em uma dissertação é:
a) encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.
b) deixar uma questão impactante para o leitor, fazendo com que ele reflita seu papel na sociedade.
c) comentar o próprio texto com um tom otimista independentemente da gravidade do problema do tema.
d) opinar de maneira parcial sobre a qualidade do teste aplicado.
Emagrecer sem exercício?
Hormônio aumenta a esperança de perder gordura sem sair do sofá. A solução viria em cápsulas.
O sonho dos sedentários ganhou novo aliado. Um estudo publicado na revista científica Nature, em janeiro, sugere que é possível modificar a gordura corporal sem fazer exercício. Pesquisadores do Dana-FarberCancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, isolaram em laboratório a irisina, hormônio naturalmente produzido pelas células musculares durante os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou pedalada. A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado, inclusive com efeito protetor contra o diabetes. O segredo foi a conversão de gordura branca — aquela que estoca energia inerte e estraga nossa silhueta — em marrom. Mais comum em bebês, e praticamente inexistente em adultos, esse tipo de gordura serve para nos aquecer. E, nesse processo, gasta uma energia tremenda. Como efeito colateral, afinaria nossa silhueta. A expectativa é que, se o hormônio funcionar da mesma forma em humanos, surja em breve um novo medicamento para emagrecer. Mas ele estaria longe de substituir por completo os benefícios da atividade física. “Possivelmente existem muitos outros hormônios musculares liberados durante o exercício e ainda não descobertos”, diz o fisiologista Paul Coen, professor assistente da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. A irisina não fortalece os músculos, por exemplo. E para ficar com aquele tríceps de fazer inveja só o levantamento de controle remoto não daria conta.
LIMA, F. Galileu. São Paulo, n. 248, mar. 2012.
2. Para convencer o leitor de que o exercício físico é importante, o autor usa a estratégia de divulgar que:
a) eles estimulam a produção de alguns hormônios musculares, além de outros benefícios aliados à sua prática.
b) a falta de exercício físico não emagrece e desenvolve doenças. O exercício é uma forma de afinar a silhueta por eliminar a gordura branca.
c) a irisina é um hormônio que apenas é produzido com a prática de exercícios físicos, tais como corrida, caminhada e pedaladas.
d) se trata de uma forma de transformar a gordura branca em marrom e também de emagrecer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
1-a
2-a
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
1) A) encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.
2) A) eles estimulam a produção de alguns hormônios musculares, além de outros benefícios aliados à sua prática.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Espanhol,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás