História, perguntado por rafaelssb8571, 1 ano atrás

Leia com atenção os textos abaixo. O texto 1, de autoria do historiador Jean Vercoutter, foi extraído da obra L’Egypte ancienne [O Egito antigo]. O texto 2 é um trecho do livro O Egito antigo, escrito pelo historiador brasileiro Ciro Flamarion Cardoso.

Texto 1
Há quem se extasie muito a respeito da estabilidade do povo egípcio [...]. Esta característica [...] foi favorecida pela necessidade de um governo politicamente forte para assegurar a irrigação [...] cuja manuten- ção não pode ser assegurada senão por um poder central forte que a saiba impor a todas as províncias. Assim, todo o sistema político egípcio repousa sobre uma necessidade física, geográfica, da qual não temos equivalente algum em nossas sociedades ocidentais.
(VERCOUTTER, Jean. L’Egypte ancienne. Paris: Presses Universitaires de France, 1968. p. 18. Texto traduzido).

Texto 2
Os trabalhos recentes mostram que o sistema egípcio de irrigação por tanques tinha um caráter local a princípio: não há qualquer prova de uma administração centralizada de redes de irrigação até o Reino Médio, isto é, até mil anos depois da unificação do reino egípcio. Nestas condições, tudo indica que o papel da agricultura irrigada foi enorme na formação e consolidação das confederações tribais que deram origem, em cada região do país, aos [...] nomos, que no reino unificado funcionou como província [...]. A irrigação não pode, porém, ser vista como a causa do surgimento do Estado centralizado e da civilização egípcia: pelo contrário, um sistema centralizado de obras hidráulicas para a agricultura irrigada surgiu como o resultado tardio de um Estado forte.
(CARDOSO, Ciro F. O Egito antigo. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 24-25).

a) Qual é o assunto que está em discussão nos dois textos?
b) O autor do segundo texto defende a mesma tese do autor do primeiro? Por quê?
c) Por que a questão do controle sobre as águas do Nilo tem tanta relevância quando se discute a história egípcia?

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
28
a) Os textos discorrem sobre a relação entre a administração central do poder e a realização de obras de irrigação, hidráulicas e de manutenção da região.
b) Enquanto no primeiro texto, Vercoutter assevera que foi necessária a concentração das obras hidráulicas no poder central, no segundo texto, Cardoso defende que essa centralização na administração central ocorreu muito depois das obras de irrigação estarem estabelecidas nos nomos.
c) Porque a relação com os períodos de seca e de cheia do Nilo foi o principal tesouro das monarquias egípcias, para a sua vida econômica, mercantil, cultural e, até, religiosa da época.
Perguntas interessantes