História, perguntado por samarasantos5176, 1 ano atrás

Leia com atenção o texto abaixo, observe as imagens que o ilustram e depois responda às questões que o acompanham.

O recinto da assembleia na Pnyx surge assentado na declividade voltada para a cidade da colina de mesmo nome, a sudoeste de Atenas. [...] O aparecimento desse anfi teatro a céu aberto representa uma especialização espacial. O recinto abrigava a assembleia e nada mais. Anteriormente, quando as assembleias devem ter-se dado na Ágora ou aos pés da Acrópole, lá estavam alojadas também outras funções que não aquela única da reunião do conjunto dos cidadãos. Com a Pnyx, a assembleia passa a ser sediada em um local exclusivo, distinto de todos os outros. [...]
E o recinto da Pnyx, sendo como era, constituía-se em um espaço que comportava a assembleia de modo tal que não só dava possibilidade à presença física de todos como também possibilitava a cada um dos presentes o conhecimento de todos os demais. A presença física e imediata de todos não era lá só um fato objetivo, mas também um dado da consciência individual em todos e cada um dos presentes. A cada qual era possível totalizar diante de si o conjunto de todos os outros.
[...] a Pnyx não se encontrava, entretanto, em uma posição geográfi ca também dotada de centralidade. Sendo periférica sua localização, a sudoeste da cidade, não havia correspondência entre sua centralidade política e o centro geográfi co da cidade [...]. Para ver-se a cidade a partir da Pnyx não era preciso fazer girar o direcionamento do olhar, tal como acontece quando nos situamos no centro de uma região qualquer. Estando em localização lateral e voltando-se para a cidade, esta não se encontrava ao redor da Pnyx; estava diante dela. Assim sendo, os cidadãos quando lá reunidos tinham seus olhares não em outra coisa senão na própria cidade. Aquilo mesmo sobre o que decidiam, a cidade que tomavam sob seus cuidados, estava lá como um objeto à frente de seus olhos. [...]
(MALACO, Jonas Tadeu Silva. O lugar da assembleia dos cidadãos de Atenas. São Paulo: Alice Foz, 2003. p. 13-18)

a) Que transformações ocorridas na cidade de Atenas entre o Período Arcaico e o Clássico podem ter levado os atenienses a transferir a assembleia da Ágora para a Pnyx?
b) De que maneira o formato da Pnyx favorecia o debate democrático?
c) Por que a posição em que a Pnyx se encontrava em relação à cidade reforçava seu caráter político?
d) Faça uma visita à Câmara dos Vereadores de sua cidade ou procure imagens dela em jornais, revistas e sites da internet. Preste atenção no local da cidade onde se encontra o prédio da Câmara e no que há em seu entorno. Fique atento aos acessos existentes ao salão da assembleia e aos assentos onde ficam os vereadores. Observe se existe um lugar para se concentrarem outras pessoas que não os vereadores e avalie o tamanho e a posição desse recinto. Não deixe de prestar atenção nos quadros, fotos e ornamentos que existem no prédio. Reflita sobre a visão que os vereadores têm do exterior do prédio a partir das janelas.
Depois de pensar sobre tudo isso, responda: em sua opinião, o prédio e o recinto que abrigam a assembleia de vereadores favorecem a democracia? Por quê?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
11
a) A consolidação da democracia em Atenas passou por uma série de reformas, desde Drácon, criador das primeiras leis, passando por Sólon, que eliminou a escravidão por dívidas, e Clístenes, que implementou de vez a democracia, derrubando o último tirano e instituindo o ostracismo, exílio daqueles que representavam um risco à democracia. Péricles, que liderou a cidade em sua fase áurea, criou uma remuneração em dinheiro para cargos públicos para que homens livres e pobres pudessem participar mais da política. Além disso, com a liga de Delos, Atenas enriqueceu, tornando-se muito próspera.

b) Sendo um espaço aberto no qual todos se viam e o orador ficava em destaque, todos tinham espaço e relevância.

c) Porque de onde se localizava a Pnyx, podia-se avistar a cidade em sua totalidade, trazendo-a à consciência dos cidadãos.

d) Resposta pessoal, mas posso adiantar que na minha cidade a distribuição dos assentos dos políticos é em semi-círculos, aqueles que querem falar têm a palavra ao se levantar e usam microfone, e, infelizmente, a câmara é em um salão totalmente fechado e de difícil acesso, por meio de muitas esteiras, e os cidadãos não participam nem assistem às votações no local, embora possam ouví-las pelo rádio ou vê-las pela televisão.


Perguntas interessantes