História, perguntado por KamilyBarbosa1039, 1 ano atrás

Aristófanes viveu em Atenas no século V a.C. Escreveu muitas comédias, entre elas Lisístrata, na qual as mulheres são as protagonistas. Nessa peça, cansadas de ficarem sem seus maridos, que estão sempre no campo de batalha, as mulheres inventam um interessante e engraçado estratagema para tê-los de volta. Numa passagem da peça, lemos o seguinte diálogo entre a ateniense Lisístrata e a espartana Lampito:

Lampito: Nós, em Esparta, convenceremos nossos homens a votar por uma paz justa, leal. Mas os atenienses, que são de briga, como vai ser possível aquietá-los?
Lisístrata: Não tenha receios quanto a isso. Daremos um jeito neles...
Lampito: Enquanto eles tiverem navios de guerra e o Tesouro lá na Acrópole estiver cheio, acho difícil.
Lisístrata: Mas nós pensamos nisso também. Vamos assaltar a Acró- pole hoje, minha filha. As mulheres mais velhas têm ordem para isso; enquanto estivermos nos concentrando aqui, a pretexto de rezar juntas, elas ocuparão a Acrópole.
(ARISTÓFANES. A greve do sexo (Lisístrata) e a revolução das mulheres. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 23).

a) No Período Clássico, as cidades de Atenas e Esparta defendiam sistemas de governos bastante diferentes. Compare-os.
b) A peça Lisístrata se passa no contexto de uma guerra que marcou a história de toda a Grécia. Com base no diálogo acima, identifique essa guerra e comente suas consequências para o mundo grego.
c) Explique por que o uso de personagens femininas em um debate sobre a situação de guerra contribui para criar o clima de comédia da peça de Aristófanes.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
32
a) No período homérico, as cidades gregas eram aristocráticas, porém as instabilidades políticas fizeram Atenas transformar-se em uma democracia, principalmente com as reformas implementadas por Clístenes. Na democracia ateniense, os cidadãos (homens livres e nascidos em Atenas, de pai e mãe ateniense) reuniam-se em assembléia (eclésia) para ponderar sobre as leis criadas pela bulé (conselho de membros com funções legislativas e administrativas). Já Esparta, graças à prosperidade do terreno em que se situava e progressiva militarização dos espartanos, dórios que dominaram a região, permaneceu uma aristocracia oligárquica, tendo como principais instituições de poder a apela, assembléia de guerreiros, e o conselho de anciãos, a gerúsia.

b) A guerra mencionada é a guerra do Peloponeso, em que pólis insatisfeitas com o imperialismo de Atenas juntaram-se a Esparta, que declarou guerra contra a próspera (graças ainda à liga de Delos, que reivindicava tributos de outras pólis) Atenas.

c) As mulheres, no período clássico, não tinham participação política nas pólis. Portanto, o clima de comédia se faz por se tratar de uma situação inusitada.
Perguntas interessantes