Administração, perguntado por lanza156pbkjbe, 1 ano atrás

Leia atentamente o seguinte fragmento, extraído do texto “Nanotecnologia na Medicina: robôs em nós”, contido na Coletânea Ética e Tecnologia.

Você já imaginou como será a medicina no futuro? Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, as ferramentas utilizadas para a realização de procedimentos médicos têm se tornado cada vez mais modernas e práticas, e a nanotecnologia na medicina é uma das novidades mais revolucionárias da atualidade.

CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Formação Sociocultural e Ética: Ética e Tecnologia. Maringá: Unicesumar, 2018, p.17.

A partir da leitura do texto na íntegra e dos estudos referentes ao material supracitado, analise as assertivas que seguem:

I. Nanomedicina é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia para curar, diagnosticar ou prevenir doenças.
II. A nanomedicina utiliza de nanopartículas ou nanorobôs para monitorar, controlar, diagnosticar, tratar e prevenir doenças.
III. A nanomedicina surge como uma esperança para curas de doenças como o câncer, AIDS e desordens cerebrais.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por 1977moreira
46

resposta 1 ,2 , 3  certas ou todas

I. Nanomedicina é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia para curar, diagnosticar ou prevenir doenças.

II. A nanomedicina utiliza de nanopartículas ou nanorobôs para monitorar, controlar, diagnosticar, tratar e prevenir doenças.  

III. A nanomedicina surge como uma esperança para curas de doenças como o câncer, AIDS e desordens cerebrais.


lianatobiasov42j7: Concordo!
Respondido por fernandaalvesda258
27

Você já imaginou como será a medicina no futuro? Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, as ferramentas utilizadas para a realização de procedimentos médicos têm se tornado cada vez mais modernas e práticas, e a nanotecnologia na medicina é uma das novidades mais revolucionárias da atualidade.  Essa tecnologia consiste no conjunto de ações, pesquisas e descobertas que envolvem manipulação de matéria a nível molecular ou atômico. Assim, foram desenvolvidos microprocessadores (chamados de nanorobôs) com medidas em 1 a 100 nanômetros, ou seja, 0.000000001 metros. Criada no Japão, a nanociência tem aplicação em diversas áreas, como a eletrônica, engenharia, ciência da computação e medicina. Nesse último caso, o ramo é chamado de nanomedicina.  O futuro da medicina será moldado por essa inovação, o que é um tema excepcionalmente importante para todos que trabalham na área e se preocupam com sua saúde. Veja tudo o que você precisa entender sobre o assunto, desde seu funcionamento, aplicações, benefícios, riscos e o futuro dessa tecnologia:

Como funciona a nanotecnologia na medicina?

Basicamente, consiste na junção de medicina e nanotecnologia em prol da saúde do homem. De acordo com Robert. A. Freitas Jr., um dos pesquisadores mais influentes no campo, a nanomedicina consiste no:

  • monitoramento, controle, construção, reparo, defesa e desenvolvimento de todo o sistema biológico humano a nível molecular, utilizando-se de nanopartículas ou nanorobôs;
  • ciência que diagnostica, trata, previne doenças e danos, aliviando a dor e aprimorando a saúde humana por meio de ferramentas moleculares;
  • implantação de máquinas e conhecimentos moleculares para solucionar problemas médicos.

Os nanoprocessadores criados são invisíveis ao olho nu, seus tamanhos podem ser de até seis vezes menor que um glóbulo vermelho, tendo dimensões comparáveis com a de uma bactéria ou até mesmo do DNA humano. Eles podem ser injetados diretamente na corrente sanguínea, ingeridos por meio de capsulas de medicamento, entre outros meios.

Os instrumentos necessários que permitem a observação de moléculas ao nível atômico são chamados de Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e o Microscópio de Varredura por Tunelamento (STM).


todas estão corretas

página 17 e 18 do livro, eixo ético e tecnologia.

Perguntas interessantes