"Dever do Estado, responsabilidade empresarial, necessidades da sociedade. Esses são os atores sociais que, através de suas práticas, podem alterar a qualidade do meio ambiente, por meio de uma Política exclusivamente Ambiental” (FILHO, Crisolino).
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Meio Ambiente. Maringá: Unicesumar, 2018, p.22.
Com base no texto “A preservação e proteção do meio ambiente”, presente na coletânea Ética e Meio Ambiente, analise as assertivas seguintes:
I. O texto ressalta a importância de empresas públicas ou privadas não se eximirem da busca de soluções para preservação e recuperação do meio ambiente.
II. A Política Ambiental, implementada por entes sociais, deve ter o intuito de conscientizar os cidadãos de sua responsabilidade no processo de preservação.
III. Para minimizar os impactos ambientais, gerados por atividades de instituições e empresas, a Política Ambiental deve tão somente se concentrar no cumprimento da legislação.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Com base no texto e material estudado a resposta correta é
I e II, apenas.
A preocupação mundial com a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente foi introduzida significativamente na sociedade civil a partir das últimas décadas, e teve como origem a degradação ambiental quase sem controle pela qual o planeta vinha sofrendo.
A busca por soluções para minimizar esse problema é um dos fatores que não pode passar ao largo de instituições e empresas, sejam elas públicas ou privadas, tendo em vista que essa modificação de paradigma deve ser exemplo a ser seguido por todos, um conceito que deve conciliar o dever do Estado com responsabilidade empresarial de acordo com as necessidades da sociedade.
A ação antrópica negativa produz impactos sobre o sistema natural, que pode colocar em risco as condições de equilíbrio e existência do sistema ambiental, tendo em vista que, nos últimos dois séculos, o planeta vivenciou acontecimentos que afetaram profundamente a vida e seus recursos naturais.
Assim, é bom que os entes sociais se preocupem em desenvolver em suas unidades uma POLÍTICA AMBIENTAL, que tenha ainda como escopo formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade no processo de preservação do meio ambiente, através de um conjunto de ações norteadas por princípios e valores que levem em consideração o desenvolvimento sustentável do planeta.
A política ambiental serve para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento das atividades. Por isso, deve:
- Promover a gestão integrada de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional, ética, responsabilidade social, por considerá-los elementos essenciais para a busca constante de excelência institucional, melhoria contínua e desempenho do sistema integrado de gestão.
- Conhecer, respeitar e cumprir legislação, norma, regulamento, carta de compromisso e código de boa prática, que sejam aplicáveis, de maneira compulsória ou por livre iniciativa, considerando os aspectos de qualidade, meio ambiente, ética, responsabilidade social e de perigos e riscos envolvendo segurança e saúde ocupacional em todas as atividades desenvolvidas e executadas.
- Prevenir, eliminar ou minimizar, na execução das atividades, a poluição e os riscos de lesões e doenças ocupacionais que possam comprometer o bem-estar individual e social, afetando adversamente as partes interessadas e a propriedade alheia ou própria.
- Manter diálogo permanente com as comunidades e demais partes interessadas.
todas estão corretas
página 22 do livro, eixo ética e meio ambiente.