Português, perguntado por idericaalmeida4125, 1 ano atrás

Leia atentamente o poema:A poesia satírica de Gregório de Matos emprega modelos e procedimentos variados. José Miguel Wisnik indica que elapode ser entendida como "uma luta cômica entre duas sociedades, uma normal e outra absurda". (WISNIK, J. M. "Prefácio".Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23). Com base nisso, é correto dizer queeste soneto:a) apresenta a imagem de um "mundo às avessas", em que a maioria aceita a sociedade absurda como se fosse a ideal.b) desenha a sociedade ideal e utópica, que deverá ser alcançada no futuro.c) explora a dualidade conflituosa entre corpo e espírito e associa a vertente satírica à sacro-religiosa.d) apresenta um sujeito poético "sisudo e só", o que retira do soneto o tom cômico que caracteriza a sátira.e) apresenta a crítica aberta e racional como solução para o estado insano do mundo.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
5

A alternativa correta é a letra A: apresenta a imagem de um "mundo às avessas", em que a maioria aceita a sociedade absurda como se fosse a ideal

O poema de Gregório de Matos traz o conflito do eu lírico com o mundo em que vive, pois não se sente bem em relação aos demais indivíduos.

O eu lírico teve que se ajustar a sociedade, a essa coletividade. Portanto passa a viver como as demais pessoas, mesmo que isso não agrade-o.

O poeta encontra a solução, quando afirma que é melhor ser louco como os outros a ficar sozinho.

Portanto a crítica está em que as pessoas aceitam a sociedade absurda como se fosse ideal. E muitas pessoas precisam se adequar, senão ficarão loucas.

Abraços!

Perguntas interessantes