Filosofia, perguntado por ludaf, 8 meses atrás

Leia atentamente as asserções a seguir:
Acompanhe também esse outro aspecto que tem muita semelhança com nossos dias: na Grécia Antiga, o momento em que o cidadão mais aparece e mais exerce sua cidadania é quando discute, opina, delibera e vota nas assembleias.

Por isso

A educação, na época dos sofistas, tinha como padrão a formação do bom orador, aquele que sabia falar em público e persuadir os outros na política (pólis - cidade). Assinale a alternativa correta:
Alternativas:

a) As duas asserções são falsas.
b) As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II explica a asserção I.
c) As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II se contrapõe à asserção I.
d) A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
e) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielafdsd
2

Resposta: c)

Explicação: A primeira asserção diz que os gregos mais exerciam sua cidadania quando discutiam, votavam, etc. Isso de fato é uma verdade. A gente sabe que o surgimento da Ágora na época do surgimento da filosofia foi o ponta pé inicial para que tivéssemos o início da política. Foi ali que os cidadãos de Atenas se reuniram para decidir o melhor para a população em conjunto.

A segunda asserção diz que os Sofistas se formavam como bons oradores. Sim, isso é verdade. Muitas pessoas nem chegam a considerar os Sofistas como filósofos porque eles não buscavam a verdade em si, mas uma boa discussão. O ponto principal era vencer, independente se estivesse certo ou errado. Por isso, eles eram bons oradores.

A dois se contrapõem a primeira porque elas falam de assuntos bastantes distintos. Perceba só: na primeira falamos da opinião, da discussão entre os cidadãos. Logo na segunda vemos que há sim a ideia de discussão, mas não uma discussão verdadeira, mas uma maneira de persuadir o outro.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Respondido por anaclaudiaziolli1
0

Resposta:

As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II explica a asserção I.

Explicação:

Perguntas interessantes