Leia as propostas de experimento em laboratório descritasa seguir.Experimento 1 – Colocam-se em uma bancada de laboratóriodiversos materiais, tais como pedaços de madeira, pregos,bolas de isopor, papéis, rolhas. A seguir, solicita-se aosalunos que determinem a densidade desses materiais a partirda seguinte informação fornecida pelo professor: d = m/v.O professor acompanha o desenvolvimento do trabalho,dirimindo dúvidas, e, ao término da atividade, discute com osalunos os resultados obtidos para cada um dos materiais.Experimento 2 – O professor explicita aos seus alunosalguns conceitos relativos à solubilidade de sais, explicandoquais são solúveis e quais são insolúveis. A seguir, leva-ospara o laboratório e solicita aos alunos que façam o experimento, seguindo o roteiro que lhes foi dado, no qual estãorelacionadas as várias soluções que devem ser misturadas.Ao final da aula, os alunos devem indicar quais misturaslevam à precipitação de um sal e qual o tipo de sal formado,de acordo com o que foi visto em sala de aula.Experimento 3 – O professor vê na revista Química Nova naEscola dois experimentos muito interessantes: um queapresenta cromatografia de papel, utilizando tinta de caneta,e outro, por meio de oxidação dos metais, possibilita a gravação de várias figuras sobre telas de pintura permeáveis.Monta os dois experimentos em sala de aula, executa-ospara que os alunos possam ver, e pede para que elesanotem, discutam os resultados e respondam ao questionário após a explicação do funcionamento dos experimentos.De que forma foram explorados os experimentos descritosacima?
#ENADE
Soluções para a tarefa
Foram explorados os experimentos descritos acima de forma Investigativa o Experimento 1 e Demonstrativo-ilustrativa os experimentos 2 e 3.
No método científico (mais especificamente no método experimental), uma experiência científica consiste na observação de um fenômeno sob condições que o investigador pode controlar.
A hipótese é a guia de o que se deve e o que não se deve observar, do que procurar, ou de que experimentos fazer, a fim de descobrir alguma lei da natureza. A experiência científica é uma das abordagens empirista fundamentais necessárias à ampliação do conhecimento humano.
A grande regra na experimentação é variar apenas uma circunstância de cada vez, e manter todas as outras circunstâncias rigidamente invariadas.
Evidentemente há dois motivos para essa regra: em primeiro lugar, se há a variação de duas condições por vez, e acha-se algum efeito, não há como dizer se o efeito é devido a uma ou outra condição, ou às duas conjuntas.
Em segundo lugar, se não há a observação de nenhum efeito, não há como concluir com segurança que as duas condições são indiferentes, já que uma condição pode ter neutralizado o efeito da outra. Isso é conhecido por grupo de controle.