ENEM, perguntado por jujubabarretoco5424, 8 meses atrás

Os estudos na área de ensino de Química mostram que o professor, em sua práxis, enfatiza mais alguns tópicos ou conceitosem detrimento de outros, seja pela falta de experiência, seja pela sua maior familiaridade com aquele tópico. Os critérios deseleção e organização de conteúdos de Química do professor tendem a seguir a estrutura do livro didático convencional, nãoexistindo uma única forma de organização e seleção.As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais enfatizam a utilização dacontextualização e da possibilidade da interdisciplinaridade, sem que haja uma linearidade, tão comum nos currículos escolares. Apresentam, também, uma forte recomendação para que se forme não só um estudante, mas um cidadão ciente econsciente de seus deveres e direitos, que possa agir de forma crítica frente aos vários problemas da sociedade.a) O que diferencia uma abordagem conceitual contextualizada de uma abordagem conceitual interdisciplinar?b) Apresente dois exemplos de abordagem do conceito de equilíbrio químico: um, de forma contextualizada e outro, de formainterdisciplinar.c) Na perspectiva do ensino de Química voltado para a formação do cidadão e das relações ciência-tecnologia-sociedadeambiente, descreva uma forma de introdução do conceito de ácido, em uma aula

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

A. A abordagem conceitual contextualizada está ligada ao ensino por meio das vivências do estudante. Por sua vez, a abordagem interdisciplinar consiste na integração dos diferentes conteúdos nas disciplinas.

Isso pode ser notado com a integração de conteúdos da física com a química, por exemplo.

B. A forma contextualizada permite que o professor apresente elementos do dia a dia do aluno, como a criação da chuva ácida.

A forma interdisciplinar seria a interligação com diferentes ciências, como a produção do dióxido de carbono nos seres humanos.

C. O conceito de ácido poderia ser trabalhado a partir do entendimento da liberação do ácido carbônico, que é liberado na atmosfera e que produz a chuva ácida.

Abraços!

Perguntas interessantes