História, perguntado por laraprin, 1 ano atrás

Leia a seguir um trecho da obra de Diretas Já: 15 meses que abalaram a ditadura, e responda:
A música popular também esteve presente nas vozes de Beth Carvalho, Chico Buarque e Fafá de Belém. Até o jogador mais famoso do Corinthians, o Dr.Socrates cantou, puxando a massa com Caminhando, o hino não oficial das campanhas pelas diretas. Sócrates por sinal foi responsável por um dos momentos mais vibrantes da manifestação, quando anunciou que desistiria de jogar no exterior caso a Emenda Dante de Oliveira fosse aprovada.Quando a comissão de frente da passeata chegou ao Vale do Anhangabaú, o coro era ensurdecedor. Puxada por Osmar Santos, a multidão entoava bordões como "Um, dois, três, Maluf no Xadrez" e "Um,dois,três,quatro,cinco mil, queremos eleger o presidente do Brasil".
A) A que episódio se refere a narrativa a cima?
B) que imagem a narrativa constrói do evento?
C) Que trechos transmitem a ideia de que esse não foi um evento isolado?
D) Segundo o fez o, Sócrates anunciou que desistiria de jogar no exterior se a Emenda de Dante de Oliveira fosse aprovada. Qual era a importância dessa emenda para o movimento? Me ajudem por favor, obrigado!!

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
2

Olá, tudo bem?


Seguem abaixo as respostas


A) O texto acima refere-se ao movimento das Diretas Já, ocorrido em meados da década de 1980, que exigia a saída do governo militar ditatorial (ilegítimo) e eleições diretas, com a volta da democracia.


B) A narrativa constrói uma imagem de ampla participação popular e dos intelectuais, artistas, sendo uma reivindicação geral.


C) Alguns trechos do texto são capazes de transmitir a unanimidade do movimento dentro do país, como o fato de já existir um hino para as manifestações, bordões etc.


D) A Emenda Dante de Oliveira foi a Proposta de Emenda Constitucional que objetivava a restauração das eleições diretas para a presidência da república no Brasil. Esta emenda foi importante para o movimento porque sintetizava todas as suas reivindicações, recebendo inclusive o nome de “Diretas Já”.

Perguntas interessantes