Leia a notícia abaixo do Portal G1:
Brasil cai para o último lugar no ranking de status do professor
"Muito trabalho, salários menores do que se imagina, falta de respeito dos alunos e um dos piores sistemas educacionais do mundo. É assim que o brasileiro vê a profissão de professor, o que fez o Brasil cair para a última posição do ranking de prestígio de docentes. A pesquisa, realizada em 35 países, foi divulgada na noite desta quarta-feira (7) pela Varkey Foundation, entidade dedicada à melhoria da educação mundial. O resultado do Brasil se torna ainda mais alarmante se comparado ao do cenário global, que registrou uma melhora na percepção do status dos professores. Vale lembrar que, na última edição da pesquisa, em 2013, o país ocupava a penúltima posição dentre os 21 pesquisados. A avaliação de 2018, por sua vez, foi realizada em 35 países – acompanhando as avaliações do PISA –, e foram entrevistadas mil pessoas entre 16 e 64 anos. A pesquisa também mostra que há pouca compreensão do trabalho e da remuneração dos professores. Enquanto os entrevistados acreditam que os docentes trabalham, em média, 39,2 horas por semana, os profissionais relatam 47,7 horas dedicadas semanalmente ao ofício de ensinar – quase 20% a mais [...]."
Maurice Tardif pontua que um dos debates atuais acerca das características da Idade da Profissão é a degradação da condição do professor. Sobre as possibilidades desta temática e a reportagem acima, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Com a profissionalização deve aumentar o salário do docente assim como melhorar suas condições de trabalho. Essa reportagem não condiz com a realidade brasileira.
( ) Atualmente, na América do Norte e na América Latina, dezenas de milhares de professores não têm empregos estáveis e permanentes. Ao invés disso, trabalham por dia, por meio dia, ou até mesmo por aula ou por hora. Isso seria uma das causas desse cenário descrito na reportagem acima.
( ) Intensificação do trabalho dos professores: agir como uma mão de obra flexível, eficiente e barata, além de fazerem mais com menos recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)F – F – F
b)F – V – F
c)V – F – F
d)F – V – V
e)V – V – V
Soluções para a tarefa
A alternativa E está correta.
O professor mago é um termo utilizado para apresentar as formas diferentes e métodos de ensino, o que não descarta a possibilidade de formação do educador, sendo requisito fundamental para aplicação didática.
O termo que se refere ao professor reflexivo nos apresenta as razões desse educador para buscar o aprimoramento de suas capacidades, ou seja, ele está sempre em constante desenvolvimento para produzir o melhor conteúdo para seus alunos.
Resposta:
Av1 - Práticas Pedagógicas: Identidade Docente
Explicação:
1 - e) Declaração Universal dos Direitos Humanos
2 - c) A evangelização dos índios pretendia a propagação da fé, formando-os bons cristãos, visando conseguir mais adeptos ao catolicismo.
3 - a) 1 b – 2 c – 3 a
4 - a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I.
5 - d) F – V – V