Kant procura demonstrar que os seres humanos são livres apontando para as contradições em que caíram se não fosse livres que críticas você faria para os conceitos de liberdade e autonomia de Kant
Soluções para a tarefa
Resposta:
O presente artigo apresenta os contornos da dignidade da pessoa humana em Immanuel Kant. Antes, analisa o objeto de estudo na filosofia grego-cristã, na perspectiva da liberdade e da igualdade. Destaca a ruptura do modelo grego-cristão provocada pelo pensamento racionalista kantiano. Aponta no pensamento de Immanuel Kant o conceito de dignidade da pessoa humana isento de explicações metafísicas, numa cosmovisão antropocêntrica, na qual o ser humano, por ser dotado de razão, é ao mesmo tempo um fim em si mesmo e dotado de vontade autônoma.
O presente artigo aborda o conceito de dignidade da pessoa humana no pensamento de Immanuel Kant (1.724-1.804), sem antes deixar de situar o tema na história da filosofia.
A dignidade da pessoa humana, que se entrecruza com os termos igualdade e liberdade, possui uma perspectiva racional-metafísica na filosofia pré-kantiana, havendo uma significativa ruptura com esse modelo a partir do pensamento de Immanuel Kant.
Desta forma, é objeto do presente artigo enfocar essa drástica transição marcada pela filosofia de Immanuel Kant quanto ao conceito de dignidade da pessoa humana.