Biologia, perguntado por joaoluiz1982, 3 meses atrás

Justiça condenou 11.607 por improbidade administrativa entre 1995 e 2016.
“Em média, 903 pessoas são condenadas por improbidade administrativa no Brasil por ano, segundo levantamento feito pelo Instituto Não Aceito Corrupção em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria. A pesquisa, divulgada na manhã desta terça-feira em São Paulo, aponta que a maior parte dos condenados por uso de atribuições públicas para obter vantagens pessoais nos últimos 21 anos é composta por funcionários públicos.

Foram avaliados 6.806 processos concluídos entre 1995 e 2016, que resultaram em 11.607 condenações — 93,3% delas relativas a pessoas físicas. A maioria dos processos (77%) tramitava em tribunais estaduais. A pesquisa utilizou dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

— Estamos tocando apenas a ponta do iceberg. Temos um problema de impunidade crônica — disse o promotor Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção.

A maioria das pessoas físicas condenadas é composta por funcionários públicos — cerca de 76,7%. Os cadastros não informaram se eram funcionários concursados ou políticos que disputaram eleições. Na visão do procurador Felipe Locke, as situações analisadas mostram um perfil de “baixo escalão” na administração pública.

— As condenações no Brasil sempre atingem os mais fracos. Então, boa parte é de funcionários de baixo escalão — explica Livianu”.

O Globo. Disponível em: https://glo.bo/2ri7Ah0. Acesso em 03.fev.2020.

Considerando esse contexto, e os seus conhecimentos a respeito de Improbidade Administrativa, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas.

I. A improbidade administrativa está relacionada a um dos maiores males que assolam o Poder Público: o da corrupção administrativa. O combate à improbidade administrativa deve ser um dos grandes pilares da administração pública que almeja a redução considerável dos casos de corrupção no Poder Público.

PORQUE

II. O aumento das condenações por Improbidade Administrativa significa necessariamente o aumento da condenação de políticos corruptos que compõem a alta cúpula da Administração Pública.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por romarioexit17
4

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Perguntas interessantes