John Locke é um dos três autores de grande destaque nos campos da Filosofia Política e da Ciência Política – junto com Thomas Hobbes e com Jean-Jacques Rousseau – por conta de sua construção teórica acerca dos aspectos que conformariam a origem do Estado. LOPES, Mariane Helena; RODRIGUES, Ana Caroline. Ciências políticas. Maringá: UniCesumar, 2018. Em se tratando da contribuição clássica de Locke aos estudos sobre a origem e conformação do Estado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Dentre as principais preocupações do autor com relação à manutenção do Estado estava a questão da legitimidade. PORQUE II. A população teria o direito de se revoltar perante ao Estado, visando restabelecer sua condição de detentora do poder anteriormente concedido ao ente coletivo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
A alternativa 1 é a correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
John Locke foi um filosofo bastante reconhecido mundialmente como o pai do liberalismo de modo geral. Ele foi um dos teóricos que mais contribui para os estudos dos contratos sociais.
Para Locke, um governo só representa os seus representados quando este governo se forma com base em um contrato social, e que só é possível existir em um estágio mais avançado de sociedade.
Geralmente esse contrato social é inexistente, já que boa parte da população nem sabe o que é isso, e nem aceitou algo assim.
Resposta:
Alternativa B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Página 33 do livro.
É só interpretar o parágrafo completo.