Pedagogia, perguntado por duddobr, 10 meses atrás

John Dewey foi um filósofo e pedagogo interessado nas questões políticas. Para ele, educação e democracia caminham juntas, tanto que formar só é possível na medida em que exploramos a dimensão da liberdade, da crítica sobre a condição de sujeito ativo no mundo, pois não há dualismo entre formar para vida ou formar na escola. Segundo Dewey (2007, p. 11), “Vida moderna significa democracia, democracia significa a libertação da inteligência para a eficiência independente”.
DEWEY, John. Democracia e educação. Lisboa: Plátano, 2007.

De acordo com as ideias de Dewey, observe as afirmativas a seguir.

I. A escola deve explorar o potencial do aluno, tanto de forma individual, compreendendo suas potencialidades, quanto em grupo, ensinando em nome de uma sociedade mais democrática.

II. Para o filósofo há uma dualidade entre corpo e espírito, entre razão e a desmedida, entre o social e o privado, sendo elas esferas que devem ser tratadas de forma separada.

III. Dewey pretende preservar o ensino conteudista, de modelo alemão, que no começo do século XX formava grandes cientistas.

IV. Para o autor, a democracia é um modo de viver, portanto, devemos fomentá-la em diferentes instituições, principalmente, dentro da escola.

V. Para Dewey, o educador deve partir dos interesses individuais dos alunos para chegar a um propósito mais elaborado e original em sala. Está correto o que se afirma em: II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, IV e V, apenas. IV e V, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por RafaelHolm
30

Resposta:

 

I, IV e V, apenas.

Explicação:

Respondido por liviadantas77
14

Resposta:

I, IV, V

Explicação:

Perguntas interessantes