1 ) No sistema capitalista , as muitas manifestações de crise criam condições que forçam a algum tipo de racionalização . Em geral , essas crises periódicas têm o efeito de expandir a capacidade produtiva e de renovar as condições de acumulação . Podemos conceber cada crise como uma mudança do processo de acumulação para um nível novo e superior . HARVEY , D. A produção capitalista do espaço . São Paulo : Annablume , 2005 ( adaptado ) . A condição para a inclusão dos trabalhadores no novo processo produtivo descrito no texto é a
a ) associação sindical .
b ) participação eleitoral .
c ) migração internacional .
d ) qualificação profissional .
2 ) Brasil , Alemanha , Japão
e India pedem reforma do Conselho de Segurança Os representantes do G4 ( Brasil , Alemanha , India e Japão ) reiteraram , em setembro de 2018 , a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas ( ONU ) durante reunião em Nova York ( Estados Unidos ) . Em declaração conjunta , de dez itens , os chanceleres destacaram que o órgão , no formato em que está , com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos , não reflete o século 21. " A reforma do Conselho de Segurança essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje . Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado , os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global , bem como seu apoio às respectivas candidaturas " , afirma a declaração conjunta . Os paises mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte caracteristica comum :
a ) Extensividade de área territorial .
b ) Protagonismo em escala regional .
c ) Investimento em tecnologia militar .
d ) Desenvolvimento de energia nuclear .
3 ) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos paises desenvolvidos sem que estes , contudo , percam o comando da economia . Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho , que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas . RIO , G. A. P. A espacialidade da economia . In : CASTRO , I.E .: GOMES . P. C. C .; CORRÊA , R. L. Olhares geográficos : modos de ver e viver o espaço . Rio de Janeiro : Bertrand Brasil , 2012 Nesse contexto , o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a
a ) saturação do setor secundário .
b ) ampliação dos direitos laborais .
c ) bipolarização do poder geopolitico .
d ) consolidação do dominio tecnológico .
4 ) Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais . Grande parte dos países da América Latina , por exemplo , depende hoje das remessas de seus imigrantes . Para se ter uma ideia mais concreta , recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior . No México , segundo maior volume de divisas , esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas , o terceiro , a 8.4 bilhões . HAESBAERT , R .; PORTO GONÇALVES , C. W. A nova des - ordem mundial . Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito , na transição do século XX para o século XXI , foi o ( a )
a ) integração de culturas distintas .
b ) avanço técnico das comunicações .
c ) quebra de barreiras alfandegarias .
d ) flexibilização de regras trabalhistas .
5 ) A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular - digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda : exemplificando mais uma vez , os vendedores de refrigerantes as portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas , mas para realizar o valor de tais mercadorias , a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva . Combinam - se , pois , acumulação molecular - digital com o puro uso da força de trabalho OLIVEIRA , F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco . Campinas : Boitempo , 2003 . Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda , sendo possível explicar essas transformações pelo ( a )
a ) crise bancária e o fortalecimento do capital industrial .
b ) inovação toyotista e a regularização do trabalho formal
c ) impacto da tecnologia e as modificações na estrutura produtiva .
d ) emergência da globalização e a expansão do setor secundário .
Soluções para a tarefa
Resposta: 1 -alternativa D
Explicação: Nós os trabalhadores, temos que nos qualificar para que possamos andar juntos com o progresso do mundo.
Ex: Se vc concerta celulares, quando for inventado um novo celular você precisa se qualificar para que não fique para trás.
1) A qualificação do trabalhador se faz necessária ocupar com mais eficiência as novas demandas do mundo do trabalho (alternativa d).
Segundo o autor, a cada nova crise, o capitalismo precisa se renovar para se organizar e se reerguer, obrigando o sistema a desenvolver novas formas de acumulação de riqueza para superar a crise.
Com o surgimento de novas formas de trabalho, que muitas vezes no mundo contemporâneo estão ligadas às inovações, é necessário que os trabalhadores se qualifiquem para acompanhar as mudanças do sistema e continuarem inseridos no mercado de trabalho.
2) Os países citados no texto atuam como potências regionais nas regiões onde estão geograficamente localizados (alternativa b).
O Brasil se destaca por ser o principal país da América do Sul em termos econômicos e territorial.
A Alemanha se destaca no cenário europeu é um país de grande influência na região, sendo a sede dos maiores bancos europeus, dando auxílio aos países europeus em momentos de crise econômica.
A Índia é um destaque regional em virtude do seu poderio bélico e influência política frente à outras nações de sua região.
3) O texto faz uma reflexão sobre a divisão internacional do trabalho, que na atualidade se manifesta principalmente com os países desenvolvidos monopolizando o desenvolvimento das novas tecnologias (alternativa d).
Os países ricos continuam ditando as regras da economia mundial, produzindo mercadorias e serviços de alto valor agregado enquanto os países mais pobres como o Brasil, continuam atuando no setor primário da economia, com a produção e exportação de produtos de baixo valor agregado.
4) O avanço técnico das comunicações permitiu uma maior integração dos sistemas financeiros, permitindo que os imigrantes possam enviar com facilidade em um país estrangeiro, remessa de dinheiro para o seu país de origem (alternativa b).
Atualmente é possível realizar movimentações financeiras com maior facilidade em várias regiões do mundo, através até mesmo de uma simples tecla do computador ou celular. Através de um aplicativo do banco, o dinheiro pode ser enviado em questão de minutos para a maior parte do mundo.
5) A tecnologia retratada no texto é fundamental para que sejam tomadas decisões mais rápidas na produção que se encontra fragmentada ao redor do mundo, como a fabricação de um novo produto ou a mudança estratégica de produção (alternativa c).
O texto retrata a situação de mundialização do capital onde a produção está fragmentada com vários países participando de uma etapa do processo produtivo, pois as empresas estão presente onde as vantagens são maiores.
A precarização das relações de trabalho, também é mostrada através dos trabalhadores ambulantes que atuam no setor informal da economia, sem nenhuma garantia trabalhista, enquanto a empresa de refrigerantes maximiza seus lucros.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/22425096