João pesa 900n e faz seus exercícios diários em uma academia de ginástica localizada no quinto andar de um edifício. O acesso à academia é feito por um elevador dentro do qual se encontra uma balança usada pelos frequentadores para verificar a evolução de seu peso. Em uma visita à academia, joão resolve conferir seu peso, e o leitor da balança indica 720n. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10,0m/s2, é correto afirmar que, no instante da leitura do peso de joão, o elevador a) subia com velocidade constante. B) descia com velocidade constante. C) subia com aceleração de 2,00m/s2. D) descia com aceleração de 2,00m/s2. E) o elevador estava o tempo todo em repouso.
Soluções para a tarefa
No instante da leitura do peso de joão, o elevador descia com aceleração de 2,00 m/s².
Letra D
Segunda Lei de Newton
Dentro do elevador, João está sob a atuação de duas forças que são a força normal de contato com a balança e a força de atração gravitacional exercida pela Terra (peso).
A balança sinaliza em seu leitor a força normal de contato. Sendo essa menor do que o peso, significa que a força resultante aponta para baixo.
P - N = Fr
Se a força resultante aponta para baixo, com base na Segunda Lei de Newton, podemos afirmar que a aceleração também apontará para baixo, então o elevador pode estar em duas situações-
- O elevador desce em movimento acelerado.
- O elevador sobe em movimento retardado.
João possui um peso equivalente à 900 N, logo sua massa é de-
P = m.g
900 = m. 10
m = 90 Kg
Calculando a aceleração de João-
P - N = Fr
900 - 720 = m.a
180 = 90.a
a = 2 m/s²
Saiba mais sobre a Segunda Lei de Newton em,
https://brainly.com.br/tarefa/921235
#SPJ4