Questão 1 (enem 2012) a irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. Marafon, g. J. Et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de janeiro: garamond, 2011. No brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como: a) ( ) redução do custo de produção. B) ( ) agravamento da poluição hídrica. C) ( ) compactação do material do solo. D) ( ) redução na produção.
Soluções para a tarefa
Sobre os problemas ambientais resultantes da competição por água na agricultura brasileira é correto afirmar que o resultado dessa prática consiste no: “redirecionamento dos cursos fluviais. ” (alternativa e)
O redirecionamento dos cursos fluviais no Brasil
No Brasil em algumas regiões onde não há água suficiente para que os cultivos agrícolas se desenvolvam, os cursos dos rios são alterados, o que pode levar a problemas que resultam em desequilíbrios ambientais.
Essas práticas podem prejudicar todo o ecossistema aquático e agravando processos naturais através da erosão, assoreamento dos rios e a perda de água, ao desviar os cursos d’água, para regiões mais distantes do rio principal.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as práticas de irrigação na agricultura em: https://brainly.com.br/tarefa/22653872
#SPJ4