ENEM, perguntado por CarlaFernandes7821, 10 meses atrás

João, dependente de drogas e contaminado pelo vírus HIV, é atendido pela enfermeira do ambulatório de saúde mental.Durante a consulta, revela que é enfermeiro da terapia intensiva da instituição e freqüentemente injeta metade da drogaprescrita aos pacientes (opiácio) em si próprio. Considerando a situação descrita e os aspectos éticos e legais,preconiza-se que a enfermeira I. esteja comprometida com a assistência de enfermagem a João, sem discriminação de qualquer natureza,abstendo-se de revelar esses informes confidenciais a pessoas que não estejam obrigadas ao sigilo. II. assuma a assistência a João, cidadão pleno de direitos e deveres, e reflita que ele está sendo atendido comopaciente e, como tal, independentemente de sua patologia, tem direito ao sigilo de suas informações e de seudiagnóstico.III. garanta a assistência a João e comunique o caso à diretoria de enfermagem, considerando que ele pode cometerdanos à própria vida, à de terceiros e ao patrimônio da empresa, por integrar o quadro funcional do hospital. IV. comprometa-se com a assistência a João, mesmo sendo dilemática a situação, porém o denuncie ao ConselhoRegional de Enfermagem, visando a cumprir os preceitos éticos e legais da profissão.Está correto APENAS o que se afirma em(A) III e IV.(B) II e IV.(C) II e III.(D) I e II.(E) I e III.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
1

A alternativa correta é a D) I e II.

O profissional que se dedica ao ser enfermeiro e com o objetivo de se preocupar com a ética de participar de modo integrado a sociedade com suas devidas ações que irão execer na satisfação de neceddidades da saúde.

Um dos compromissos do enfermeiro é se dedicar ao compromissor de tratar todos os pacientes de maneira iguais quanto ao compromisso ético de servir seus preceitos.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes