Joana foi selecionada por sua escola para participar de um concurso de soletrar palavras. Joana é uma garota que lê bastante. Podemos inferir que: A. Joana participará do concurso porque gosta de ler e isso despertou seu interesse pelas palavras. B. Joana só saberá palavras que já tenha lido em algum texto. C. Joana será a vencedora do concurso porque lê bastante. D. Joana saberá soletrar qualquer palavra no concurso porque o fato de ler bastante lhe permitiu um conhecimento lexical extenso. E. A escola provavelmente escolheu Joana porque sabe que o fato de ler bastante pode contribuir para que ela tenha êxito no concurs
Soluções para a tarefa
Resposta:
E. A escola provavelmente escolheu Joana porque sabe que o fato de ler bastante pode contribuir para que ela tenha êxito no concurso.
Explicação:
Resposta:
E. A escola provavelmente escolheu Joana porque sabe que o fato de ler bastante pode contribuir para que ela tenha êxito no concurso.
Explicação:
Embora o fato de ler bastante possa contribuir para que Joana tenha êxito no concurso, ele não assegura que Joana será a vencedora.
Além disso, Joana não saberá soletrar apenas as palavras com as quais já entrou em contato por meio de textos. Pessoas que costumam ler bastante, acabam internalizando processos linguísticos de formação de palavras que podem contribuir para que ela identifique certos padrões e, por consequência, possa soletrar corretamente palavras, mesmo que desconhecidas.
Com as informações que temos no enunciado, podemos inferir que a escola escolheu Joana porque sabe que a aluna costuma ler e porque também sabe que leitores ativos têm maior potencial ortográfico do que leitores menos frequentes e, por consequência, esses fatos podem contribuir para que Joana tenha êxito no concurso.