História, perguntado por thayoliver37, 10 meses atrás

Islamismo radical oq é?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marihatty
1

Resposta:

Estado Islâmico, assenta sua ideologia, seus projetos e suas ações em interpretações radicais de princípios do livro sagrado do Islã. No Iraque e na Síria procura, desde 2003, instituir um califado ao norte do Iraque, fundamentado no radicalismo islâmico.

Desde o início deste século (XXI), as atenções de autoridades políticas, jornalistas e estudiosos voltam-se para o fenômeno do terrorismo fundamentado no “radicalismo islâmico”; sobretudo depois do ataque deflagrado contra os Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, pela rede terrorista Al-Qaeda – então liderada pelo saudita Osama Bin Laden – e da subsequente guerra contra o regime de Saddan Hussein no Iraque, inciada em 2003, pelos Estados Unidos, sob o governo do então presidente George W. Bush.

O terrorismo é caracterizado pela ação violenta contra a população civil indefesa como forma de reivindicação de anseios políticos, geralmente fundamentados em disputa territorial, e conflitos étnicos e religiosos. Ao longo da história, esse fenômeno fez-se presente em várias regiões do mundo. Entre os casos mais notáveis, podemos citar, no continente europeu, os grupos IRA e ETA, que atuam na Irlanda e na Espanha, respectivamente. No caso específico do Oriente Médio, a prática terrorista é empregada por diversos grupos e em países diferentes. Um desses grupos tem recebido, atualmente, atenção especial; trata-se do Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Respondido por HopeDz
1

Resposta:

É uma forma de terrorismo religioso.

Explicação:

Cometido por terroristas islamicos com o objetivo de atingir variadas metas politicas e religiosas.

Perguntas interessantes