IraCema voou Chico Buarque Iracema voou Para a América Leva roupa de lã E anda lépida Vê um filme de quando em vez Não domina o idioma inglês Lava chão numa casa de chá Tem saído ao luar Com um mímico Ambiciona estudar Canto lírico Não dá mole pra polícia Se puder, vai ficando por lá Tem saudade do Ceará Mas não muita Uns dias, afoita Me liga a cobrar: É Iracema da América Fonte: Hollanda, Chico Buarque de. Iracema Voou. In: As Cidades. Rio de Janeiro: Marola Edições Musicais, 1998 Não é raro, na Literatura, um autor retomar uma personagem, ou suas características, de outro autor. A personagem original empresta seus dotes à nova produção, proporcionando, além da intertextualidade, uma comunicação entre os diferentes tempos e contextos. A canção Iracema voou faz referência direta à Iracema romântica de José de Alencar – o que podemos perceber em "anda lépida", na origem cearense e no choque e intercâmbio cultural. No entanto, o contexto da letra de Chico Buarque não é mais o início da colonização, no cenário das matas brasileiras. O aspecto da realidade contemporânea usado como pano de fundo para a canção é a) a sobrevivência na imigração ilegal. b) a dura realidade dos artistas contemporâneos. c) a questão territorial indígena brasileira. d) o preconceito sofrido pelas pessoas de origem nordestina. e) a dificuldade da mulher no mercado de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
A alternativa A) é a correta.
O texto retrata um conjunto de dificuldades enfrentadas pela personagem, mas a principal delas são as dificuldades que os imigrantes encontram para sobreviver e para conseguir emprego.
As dificuldades com a língua e o preconceito que sofrem por serem estrangeiros são alguns dos problemas comuns do dia a dia dos imigrantes.
Essa realidade se torna ainda mais difícil quando os imigrantes buscam por profissões artísticas ou quando são mulheres.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Administração,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás