A acumulação flexível envolve rápidas mudanças dos padrões do desenvolvimento desigual, tanto entre setores como entre regiões geográficas, criando, por exemplo, um vasto movimento no emprego no chamado ‘setor de serviços’, bem como conjuntos industriais completamente novos em regiões até então subdesenvolvidas. Ela também envolve um novo movimento que chamarei de ‘compressão do espaço- tempo’; no mundo capitalista, os horizontes temporais da tomada de decisões privada e pública se estreitaram. Fonte: Harvey, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2003, p. 140 O texto alude a novas distribuições geográficas da produção econômica. Assinale a alternativa que apresenta fatores que permitiram essa nova configuração produtiva. a) Transferência de centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico a regiões mais pobres. b) Desconcentração do sistema financeiro e dos centros de decisões empresariais. c) Desenvolvimento amplo do setor de serviços nas nações menos desenvolvidas. d) Desenvolvimento das telecomunicações e aumento da velocidade dos transportes. e) Difusão simétrica de novas tecnologias industriais e da produção do conhecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra b.
Nota-se, diante das novas dinâmicas nacionais e globais existentes, evidente processo de desconcentração tecnológico e dos sistemas financeiros existentes.
Esse processo portanto, é determinante para que novos centros de decisões empresariais possam ser definidos. Ademais, sabe-se que novos setores de serviço podem surgir desse processo, como é o caso do terceiro setor econômico, que passa por um inchaço diante de tais atividades de desconcentração.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás