elogIo Do sImplórIo Dau Bastos, romancista que estreia em 1984 com uma narrativa instigante, Das Tripas, Coração, em seu mais novo romance, Reima, cai na facilidade dual do sexo e da violência. O livro se passa no Rio de Janeiro onde um condomínio de classe média, o Equitativa, no bairro da Santa Tereza, sobrevive entre os tiros dos traficantes encastelados nos morros dos Prazeres e do Cerro Corá. Neste cenário circulam personagens chapados e sintéticos. Isso mesmo, cada personagem carrega seus predicativos como atributos indissolúveis do caráter. Há um conselho bem interessante que Autran Dourado escreve num texto curto intitulado "Breve manual de estilo e romance": "Procure imitar os gregos, que diziam da maneira mais simples e concreta as coisas mais profundas; ao contrário dos modernos, que dizem as coisas mais banais da maneira mais rebuscada e fluida". Dau Bastos se posta no meio-termo. Seu texto se constrói de maneira simples, sem qualquer rebuscamento linguístico, até fluido, mas peca pela constante presença do lugar-comum tanto frasal quanto ideológico. Repetidas vezes mostra a violência como uma filha da miséria, o deslumbramento do estrangeiro frente ao exótico tropical, a xenofobia do europeu contra os pobres do terceiro mundo. E tudo dito com a linguagem deliberadamente franciscana. Fonte: Melo Junior, Mauricio. Elogio do Simplório. Rascunho – o Jornal Literário do Brasil. Curitiba, n. 119, p. 10, mar./2010 (com cortes) A seleção das informações e dos argumentos, na resenha acima, nos permite afirmar que o objetivo principal do texto é a) expor ao leitor do jornal dados sobre o romance mais instigante de Dau Bastos: "em seu mais novo romance, Reima, cai na facilidade dual do sexo e da violência". b) descrever o processo de composição dos personagens: "cada personagem carrega seus predicativos como atributos indissolúveis do caráter". c) comparar performances entre escritores da literatura brasileira: "Autran Dourado escreve num texto curto" e "Dau Bastos se posta no meio-termo". d) orientar os leitores sobre qualidades e defeitos do romance: "Seu texto se constrói de maneira simples, sem qualquer rebuscamento linguístico, até fluido, mas peca pela constante presença do lugar-comum tanto frasal quanto ideológico". e) propor procedimentos de escrita ao leitor do jornal: "Procure imitar os gregos, que diziam da maneira mais simples e concreta as coisas mais profundas".
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A resposta correta é a letra E) propor procedimentos de escrita ao leitor do jornal: "Procure imitar os gregos, que diziam da maneira mais simples e concreta as coisas mais profundas".
Pode-se notar que o texto nos traz um crítica que está intimamente ligada a forma com que os modernos começaram a apresentar as manifestações artísticas, além do mais ele faz um rápido elogio, ainda que mesmo velado, à forma de representação artística dos gregos.
Isso acontece por conta do movimento modernistas que nasceu na evidenciação de uma forma de expressão diferenciadas de todos os antigos padrões.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás