Iodeto de hidrogênio (HI) é formado a partir de um mol de hidrogênio e um mol de iodo, estabelecendo o equilíbrio H2(g) + I2(g)
→
2 HI(g). A 500oC, o valor da constante de equilíbrio (Ke) encontrada é de 49. Qual a concentração de HI no equilíbrio, em mol/litro?
Soluções para a tarefa
Olá!
Na maioria dos casos, para resolvermos questões que envolvem equilíbrio, nós precisamos montar uma tabela, com a reação química na primeira linha.
Na segunda linha temos as quantidades dos compostos no inicio da reação. Na terceira linha estão as quantidades que reagiram, que se baseiam nos coeficientes estequiométricos. E finalmente na quarta linha, colocamos as quantidades dos compostos com a reação em equilíbrio. Para os reagentes nós subtraímos o que reagiu da quantidade inicial e para os produtos nós somamos o que reagiu com a quantidade inicial.
Na imagem es anexa também colocamos o cálculo da concentração de HI. A constante de equilíbrio é a razão da concentração dos produtos pela concentração dos reagentes. Todos elevados ao coeficiente estequiométrico.
A concentração final de HI = 14/9 mol/L ou 1,56 mol/L.
Espero ter ajudado!